24 de abr. de 2009

Muitas Religiões

*






















Muitas Religiões

As muitas religiões que pululam neste mundo

Não só religiões, mas também seitas que se querem como religião, sem contudo apresentar credenciais para que sejam aceitas como tais. Como exemplo, cito a doutrina denominada “Testemunhas de Jeová”.
A definição que o dicionário dá para religião é:
“1: Crença na existência de uma força ou forças sobrenaturais consideradas como criadoras do Universo, e como tal devem ser adoradas e obedecidas. 2: A manifestação de tais crenças por meio de doutrina ou ritual próprios que envolve, em geral, preceitos éticos. 3: Virtude do homem que presta a Deus o culto que lhe é devido. 4: Reverência às coisas sagradas... 8: Qualquer filiação a um sistema específico de pensamento ou crença que envolve uma posição filosófica, ética, metafísica, etc...”
Já nós, cristãos, acrescentaríamos que: “...é o desejo e o ensejo de nós, criaturas, nos religarmos ao Criador – como nosso Deus, Senhor e Pai”.
Na Terra, que Deus nos colocou como nossa morada, o homem, inspirado pelos mais diferentes espíritos, foi levado a criar e aceitar uma grande série de religiões. Religiões que, muitas vezes, em vez de congregar os homens, em paz e harmonia, o que vemos, infelizmente, é desagregação, desarmonia e odiosidade.
Vamos citar, tanto quanto sabemos, as tidas e havidas como religiões existentes na face da Terra:
- Bramanismo: Organização religiosa, social e política dos brâmanes, voltada à utilização do Veda – que domina a maior parte Índia. Crê em diversos deuses.
- Budismo: - Fundado por Siddharta Gautama (o Buda). Sistema religioso, filosófico, ético; em que o homem, em profunda meditação, se ilumina, credenciando-se a alcançar o Nirvana (céu).
- Shintoísmo: - Com as mesmas características de crença religiosa, ética, social e política do Hinduísmo, tendo na sua grei menos adeptos.
- Hinduísmo: Resultante de uma evolução secular do Vedismo e do Bramanismo, sendo crença religiosa e também filosófica e social, e muito voltada para as artes e literatura; professada também por grande parte dos povos da Índia e outros povos asiáticos.
- Islamismo: - Religião maometana, instituída por Maomé, professada pelos árabes, ou ismaelitas (descendentes de Abraão com a escrava Agar). Religião que tem como Deus único e clementíssimo, a quem denominam de Alá. Tem Jesus como profeta, mas não como Redentor e Salvador. Não aceitam a Trindade, tendo-a como idolatria, destarte crendo apenas no único Deus Pai Criador do Universo. Ensina que Deus nos criou e nos ressuscitará; crê no Juízo Final, em que serão julgados os homens, segundo sua fé e suas obras.
Maomé ou Mahommad, ao promulgar sua doutrina, declarou ser inspirado pelo anjo Gabriel. Alardeia o dito: “Alá é Deus e Maomé é o seu profeta”. Tem como sua cidade sagrada Meca e o lugar santo Caaba, onde se encontra uma pedra tida como sagrada – que caiu do Céu.
Espiritismo: - Tem como fundamento a reencarnação, em que os homens, em mortes e vidas sucessivas, vão se purificando até o ponto de galgarem o Céu. Crêem em Jesus como um grande mestre, o maior espírito que habitou a Terra – mas não como Redentor e Salvador da Humanidade, já que se têm como auto-salvadores – pelos seus próprios méritos.
Judaísmo: - Professada pelos judeus. Enquanto os cristãos se creem na Dispensação da Graça, os judeus se situam na Dispensação da Lei – estabelecida por Moisés, por determinação de Deus.
Cristianismo: - A única religião que aceita Jesus como o Messias, Mensageiro da Redenção e Salvação da Humanidade; que cumpriu a missão, dada pelo Deus Pai, na condição de Seu Filho, para, em Sua paixão e morte, consumar o Plano de redimir e salvar a posteridade humana – condicionada tal remissão e salvação àqueles que n’Ele creem, em buscando nesta fé o fazimento de obras – que se traduzem em amor ao próximo.

Carlo de Abreu Lopes é missionário credenciado pelo Conselho de Pastores de Uberaba
*
Fonte:
http://www.jornaldeuberaba.com.br/?MENU=CadernoA&SUBMENU=Opiniao&CODIGO=29755
*

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SinapsesLinks
Seja bem-vindo!
Muito obrigado por seu comentário.
Leal +55 12 98260-2909

Jesus

Chico Xavier

  Francisco Cândido Xavier Chico Xavier, foi um dos maiores médiuns e lideranças espíritas do Brasil. Nasceu em Pedro Leopoldo - MG no dia 2...