19 de fev. de 2011

Voltaire

*




Voltaire
François-Marie Arouet
(1694-1778)


Voltaire defendia o direito de todo homem expressar livremente suas opiniões e crenças. “Tratado sobre a Tolerância" foi escrito há quase 250 anos, mas você vai perceber que ele ainda é atual.

O célebre “Tratado sobre a Tolerância’’ de Voltaire 1763

“Não é mais aos homens que me dirijo. É à você, Deus de todos os seres, de todos os mundos e de todos os tempos: Que os erros agarrados à nossa natureza não sejam motivo de nossas calamidades.

Você não nos deu coração para nos odiarmos nem mãos para nos enforcarmos. Faça com que nos ajudemos mutuamente a suportar o fardo de uma vida penosa e passageira.

Que as pequenas diferenças entre as vestimentas que cobrem nossos corpos, entre nossos costumes ridículos, entre nossas leis imperfeitas e nossas opiniões insensatas não sejam sinais de ódio e perseguição.

Que aqueles que acedem velas em pleno dia para Te celebrar, suportem os que se contentam com a luz do sol.

Que os que cobrem suas roupas com um manto branco para dizer que é preciso Te amar, não detestem os que dizem a mesma coisa sob um manto negro.

Que aqueles que dominam uma pequena parte desse mundo, e que possuem algum dinheiro, desfrutem sem orgulho do que chamam poder e riqueza e que os outros não os vejam com inveja, mesmo porque, Você sabe que não há nessas vaidades nem o que invejar nem do que se orgulhar.

Que eles tenham horror à tirania exercida sobre as almas, como também execrem os que exploram a força do trabalho. Se os flagelos da guerra são inevitáveis, não nos violentemos em nome da paz.

Que possam todos os homens se lembrar que são irmãos!’’

Frases de Voltaire

“A primeira lei da natureza é a tolerância, já que temos todos uma porção de erros e fraquezas.’’

“Pense por si mesmo e dê às outras pessoas o direito de fazer o mesmo.’’

“Eu discordo do que você diz, mas defenderei até a morte o seu direito de dizê-lo.”

“A ignorância afirma ou nega veementemente; a ciência duvida.’’

“Julgue-se um homem mais pelas suas perguntas do que pelas suas respostas.”

Voltaire era o pseudônimo de François-Marie Arouet. Ele foi ensaísta, escritor e filósofo iluminista. Suas idéias tiveram influência nos processos da Revolução Francesa e da Independência dos Estados Unidos. Nasceu em Paris, em 21 de novembro de 1694 e lá morreu, em 30 de novembro de 1778.
*
Colaboração:
Erda Nemitz
Holambra-SP
*
Click aqui para obter o PDF
*
Publicado em: SinapsesLinks
http://sinapseslinks.blogspot.com/
*

2 comentários:

  1. Amigo Leal,
    Os espíritos evoluídos trazem ensinamentos que em qualquer tempo ensina e esclarece. Eles fazem o possível , mas nem sempre os homens estão dispostos a aprender.É uma pena.

    Um abraço fraterno

    Que Jesus nos abençõe

    Ana

    ResponderExcluir
  2. Anônimo17/11/13

    Há pessoas de espíritos elevados que nos trazem ensinamentos .Tudo isso estamos vivenciando!!!!

    ResponderExcluir

SinapsesLinks
Seja bem-vindo!
Muito obrigado por seu comentário.
Leal +55 12 98260-2909

Jesus

Chico Xavier

  Francisco Cândido Xavier Chico Xavier, foi um dos maiores médiuns e lideranças espíritas do Brasil. Nasceu em Pedro Leopoldo - MG no dia 2...