28 de abr. de 2009

Mãe Jussara de Yansã

*





















OBALUAIÊ – OMULU – XAPANÃ – SAPATÁ

Um dos Orixás mais temidos dentro de qualquer culto afro, e também um dos mais respeitado e poderosos, tanto que seu nome nunca deve ser mencionado em vão.

Suas raízes até hoje ainda são discutidas, pois cada escritor, cada lenda, o traz de lugar diferente. Filho de Nanã com Orixalá, dependendo da nação, tem um nome como Omulu, Obaluaê, Xapanâ ou Sapatá. Dono das doenças, das pragas, da miséria, domina a terra árida e quente, como o calor do sol e do fogo. Conhecido por sua personalidade muito forte, sempre contra os malfeitores e àqueles que não têm caráter, mas sempre indispensável dentro de qualquer ritual do candomblé ou outros.

Este orixá tem também um grande poder sobre os eguns (espíritos desencarnados ou ancestrais). Conhece todos os segredos da morte, sendo as vezes confundido com eku (a própria morte), é quem faz a limpeza do corpo, levando assim o egum para o outro plano. Seu principal símbolo é o xaxará, feito com a palha extraída da folha da palmeira, enfeitado com búzios e contas. Com esta ôarma® é que ele varre as doenças, os feitiços, a miséria e os males incuráveis. Usa também um longo cajado com três cabaças presas, onde carrega todo o segredo da criação.

Sua vestimenta é sempre de palha das costas, cobrindo o corpo inteiro, sua dança tem um ritmo totalmente particular chamado ôopanijé®. Sua saudação, dependendo da nação é Atôtô, ou Abawo. Tradicionais casas de Candomblé ou Umbanda do Brasil cultuam este Orixá no mês de Agosto, proporcionando cerimônias ôOlubajé® em sua homenagem. Normalmente, na casa de Candomblé, Obaluaiê tem o papel fundamental nos ebós (trabalhos) para que sejam afastados os obsessores, as doenças e a negatividade. Sua festa anual é o Olubajé, (Olu-aquele que, ba-aceita, jé-comer ; ou ainda aquele-que-come), são feitas oferendas e são servidas suas comidas votivas, seus "filhos" devidamente "incorporados" e paramentados oferecem as mesmas aos convidados/assistentes desta festa, em folhas de bananeira ou mamona.
*
Mãe Jussara de Yansã (Axé Cantuá)
mae_jussara@hotmail.com
*
Fonte:
http://www.opovo.com.br/opovo/colunas/ocultismo/873267.html
*

29 comentários:

  1. Anônimo27/9/10

    cecilia neta nasce no17/02/79 nao sou feliz no amor meu marido mim deixou por outra mulher e fiquei c/ 2 filhas q devo fazer

    ResponderExcluir
  2. Anônimo8/11/10

    luzia tavares nasci no dia 20/01/80 estou com problemas amorosos nao sei o q aconteceu de uns tempos pra ca estou muito sozinha sem ninguem tem horas que penço que fizeram alguma coisa pra mim pois nao arrumo namorado de jeito nenhum e sem contar que vivo me sentindo mal com falta de ar e palpitaçoes sera que estou doente?me ajude por favor eu preciso ser feliz e me sentir alegre e desejada novamente nao sinto vontade de sair vivo numa tristeza so espero contar com asenhora pois estou desesperada me ajude por favor

    ResponderExcluir
  3. GILVANIA SILVA DA CONCEIÇAO6/12/10

    GILVANIA SILVA DA CONCEIÇAO NASCI NO DIA 16/06/1983 ESTOU COM PROBLEMAS HA UM ANO E DOIS MESES QUE PULEI DE UMA VARANDA DE UMA DUPLEX E QUEBREI O TORNOZELO MAS INFELISMENTE EU NUNCA MAIS FIQUEI BOA MEU PE INCHA MUITO E SINTO MUITA DOR QUERIA SABER SE ISSO E COISA ESPIRITUAL OU AINDA EDE MEDICO.

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. Anônimo26/12/10

    Maria joanira da Rocha nasci no dia 06/07/1974 e a dele é 04/05/1977!mae Jussra, à 8 anos atrás tive um relacionamento qui durou 2 anos, e nesse período fiquei grávida, falei p/ ele, ele falou qui não era dele!gostaria qui a senhora colocasse os búzios sobre nós dois!

    Leia mais: http://sinapseslinks.blogspot.com/2009/04/mae-jussara-de-yansa.html#ixzz19G6L1VYF

    ResponderExcluir
  6. Maria joanira da Rocha nasci no dia 06/07/1974 e a dele é 04/05/1977!mae Jussra, à 8 anos atrás tive um relacionamento qui durou 2 anos, e nesse período fiquei grávida, falei p/ ele, ele falou qui não era dele!gostaria qui a senhora colocasse os búzios sobre nós dois!

    ResponderExcluir
  7. Anônimo11/2/11

    mae jussara, sou uma senhora,nasci no dia 26/10 /1940..Casei com umprimo já fiz 50 anos de casada, mas só no papel, porque na realidade , vivi a maioriada minha vida só>hoje quero me livrar da presença dele , mas tudo me impede..quero amar outra pessoa ,pois sou muito ativa e não suporto viver nessa solidão

    ResponderExcluir
  8. Filha de yansa26/3/11

    mae jussara,sou iniciada no candomble com yansa;ja faz 7anos;so que saí da casa em que estava por nao encontrar respostas;e vi muitas contradiçoes emfim muitos interesses financeiros;o que nao concordo.E agora estou abrigada em casa de um irmão de santo;mas estou sentindo falta de cultuar meu orixa.Minha vida esta bem dificil;o que posso fazer;me oriente por favor.

    ResponderExcluir
  9. Anônimo9/4/11

    Oie meu nome e Rita,e eu sou do candonblé mais no momento nao tenho mãe de santo estou passando por varios problemas de saúde e nao cahou uma mãe de santo que se comova com meu problema,espero que vc possa me ajuda estou contando com sua ajuda ;).
    Espero que vc possa me responder pelo o twitter da minha sobrinha que é ediomara@malcaracter.com.br ela era também.

    ResponderExcluir
  10. oi meu nome e tatiane,eu sou de fortaleza o meu problema e que meu namorado me deixou a gente namorou mais de 10 anos gostaria de saber se ele ainda vai volta pra mim e porque ele realmente me deixou porque eu não me convenci pelo que ele falou pra mim,eu estou sofrendo muito porque amo muito ele o quer que eu devo fazer.tatiane.mpaiva@hotmail.com

    ResponderExcluir
  11. Anônimo21/4/11

    Mãe jussara namorei 5 anos com um rapaz nos terminamos e eu tenho outra pessoa e ele também, so que nos dois nos encontramos escondido mais ele diz pra mim que não tem ninguém, so que eu sei que ele tem outra pessoa, e o outro problema e que com essa saidas escondidas acabei engravidando dele e ele sabe quero saber se tem alguma possibilidade de nos dois voltarmos. e ficar junto para criar nosso filho.meu nome e renata

    ResponderExcluir
  12. Anônimo11/7/11

    Mãe Jussara namorei um rapazmas se meteram muito e falaram muito de mim pra ele e depois de um tempo ele se afastou e ficou destante e terminou comigo, gosto muito dele ainda as vezes ele me procura e ficamos diz que gosta de mim mas não voltou comigo.
    queria saber se foi alguma coisaque fizeram e se a gente ainda vai voltar???? Me responde por favor. Meu nome é Ana Beatriz da Silva Melo nasci dia 22.09.1994 Fortaleza. Ele nasceu dia 24.01.1992

    ResponderExcluir
  13. Anônimo14/9/11

    minha amiga e casada e ela s vive traido e o marido e dizendo q tem o espirito da pomba-gira o q ela faz para se livrar desse demonio

    ResponderExcluir
  14. Anônimo31/10/11

    Mae Jussara, namorei um rapaz ano passado, ficamos juntos uns 5 meses, mais ate hoje nao esqueci esse rapaz, sera que um dia poderemos voltar?

    ResponderExcluir
  15. ariane da silva1/11/11

    ariane do ceara fortaleza ola mae jussara namorei um rapaz a 4ano e tive filho c ele sinto q ainda gosto dele mas nau qro mais volta por conta q ele ja tem outra pesso,gostaria de saber se samos almas gemeas.

    ResponderExcluir
  16. Anônimo30/1/12

    quero saber se devo voltar para o meu ex marido, sera que dessa vez vou ser feliz?

    ResponderExcluir
  17. Anônimo17/2/12

    o meu marido me deixou de uma hora pra uotra mais eu nao sei o que aconteçeu vc acha que foi macumba

    ResponderExcluir
  18. Anônimo19/6/12

    meu marido me trocou por outra mas ele vem de vez em quando na rua onde eu e a gente fica conversando,sera q a gente volta algum dia?

    ResponderExcluir
  19. Anônimo25/6/12

    Mãe Jussara.Sofro demais na minha vida afetiva não tenho sorte no amor,gostaria de saber se ainda vou encontrar um homem que gosde de mim de verdade se ainda caso mesmo com todas essa indade que tenho.Meu nome é Maria Leny nasci,dia 06/11/1968 em Icó Ceará

    ResponderExcluir
  20. Anônimo13/8/12

    Maria Edinete de Sousa e Silva sou do dia 20/11/79 e sou de Pacoti-ce gostaria de saber pq nada dar certo na minha vida,em relação a vida amorosa e profisional.

    ResponderExcluir
  21. Ana Cícera de Sousa,nascí no dia 02/05/80,e sou de Fortaleza-Ce,meu marido está muito diferente comigo,acho q é algum trabalho,feitiçaria,sei lá que estao fazendo pra mim,a senhora poderia me dar uma resposta exata?

    ResponderExcluir
  22. Maria Regina Braúna,nascí no dia 02/03/86,e sou de Fortaleza-Ce,já namoro à 3 anos,e ultimamente estamos brigando muito,ele esta muito diferente comigo,eu gostaria muito de saber se existe outra mulher nas nossas vidas!

    ResponderExcluir
  23. Raimunda Oliveira,nascí no dia 15/10/64,e sou de Itapipoca-Ce,sofro com uma hérnia de disco no pescoço,e entrei com um pedido de auxílio doença,eu gostaria de saber se vou ganhar,e se algum dia vou ficar boa dessa doença,nao aguento mais de tantas dores.E recentemente apareceu um caroço na minha mama direita,a senhora poderia me informar se é alguma coisa séria,alguma outra doença?

    ResponderExcluir
  24. Anônimo4/12/12

    acho que meu marido me trai pos não comfio nele?
    o que eu posso fazer?

    ResponderExcluir
  25. Anônimo20/5/13

    mae jussara sou célia, eu namorei um homem ha 4 anos, ele é casado e eu tambem. derepentemente acabou o nosso relacionamento, ainda gosto muito dele, o que eu fasso. tenho 33 anos e nasci; 05 11 1979

    ResponderExcluir
  26. Anônimo12/6/13

    mae jussara eu sou maria gorete dias da silva:data de nascimento:21/08/1973:fortaleza:ceara mae jussara eu encotrei com um amor da adolescia e descotrir que a gente se ama muito senra que ele e minha alma gemea mas ele agora estar casado senrar que devo contar por esse amor obrigado

    ResponderExcluir
  27. Antonia Maria3/8/13

    Mãe Jussara, me responda . Nasci em 2 de Junho de 1965 , mim batizei com nome Antonia Francisca Perreira da Silva. Mas fui registrada como Antonia Maria da Silva.
    Agora me responda por que eu não condigo ser feliz no amor, com o pai dos meus filhos que se chama Cicero Paulo dos Santos, nascido em 25 de Abril de 1958 ?
    Me dedico ao meus 4 filhos, trabalho pra dar o melhor pra eles, tudo que eu mais quero é ser feliz . Mas tudo que faço não da certo, tentei colocar uma confecção mais não foi pra frente. Tentei também colocar uma lanchonete mais também não foi pra frente. Não consigo arrumar emprego , eu sofro demais. Por favor me responda porque não consigo realizar meus sonhos e não consigo ser feliz?

    ResponderExcluir
  28. MARCIO13/8/13

    MÃE JUSSARA, EU MARCIO PRECISO FALAR COM A SENHORA,
    EU SOU DA CASA DO OJÔ DE ABALUAIÊ FILHO DO CANTUÁ.
    085-85872684 OU 085-92433976 AXÉ

    ResponderExcluir
  29. eu gostaria que a Mãe Jussara pudesse me ajudar,pois eu acredito no seu poder,que é uma pessoa de boa índole, tem bom coração mas tenha mais paciência.Estou aqui para aprender a ser uma pessoa melhor,gostaria de frequentar seus cultos terça a noite.Peço que me atenda e me ajude,peço perdão e humildade para que crescer espiritualmente. Geo Mateus.

    ResponderExcluir

SinapsesLinks
Seja bem-vindo!
Muito obrigado por seu comentário.
Leal +55 12 98260-2909

Jesus

Chico Xavier

  Francisco Cândido Xavier Chico Xavier, foi um dos maiores médiuns e lideranças espíritas do Brasil. Nasceu em Pedro Leopoldo - MG no dia 2...