23 de dez. de 2006

54 Contagem do Tempo!

*


















Contagem do Tempo

Nos primórdios da contagem do tempo, os povos pré-históricos baseavam-se na sombra projectada pelo sol. Os astrónomos, entretanto, foram os primeiros que se preocuparam com a medição do tempo através de instrumentos. O primeiro objecto inventado neste sentido foi o relógio do sol, há mais de quatro mil anos, mas que também tinha uso restrito.

Mais tarde surgiram a ampulheta (com areia) e a clepsidra (com água), que fluíam de um recipiente para outro em velocidade regular e assim marcavam um espaço de tempo. O relógio mecânico foi desenvolvido no final do século XIII. Ele era movido por um peso e possuía apenas um ponteiro. Em meados do século XIV, foram adotados o mostrador e o ponteiro das horas.

Os primeiros relógios movidos a corda surgiram na Itália no século XV, onde nessa mesma época apareceram os primeiros relógios portáteis. O serralheiro alemão Peter Henlein é considerado o pai do primeiro relógio portátil. No início do século XVI, inventou a mola principal para accionar relógios.Até essa data, eles eram movidos por pesos e deviam ficar em posição vertical para o perfeito funcionamento. A mola principal possibilitou a produção dos relógios pequenos e portáteis. A sua fabricação logo se difundiu pela Inglaterra, França e Suíça.

Os relógios eléctricos, criados na metade do século XIX, tornaram-se comuns em torno de 1920. Na década seguinte, surgiram os relógios de quartzo. Em 1970, tornaram-se populares os relógios digitais.
Os relógios mecânicos podem ser afectados por muitos factores, como variações de temperatura e desgaste, já os relógios atómicos empregam átomos de césio e moléculas de gás amoníaco. Em 1964, os cientistas de todo o mundo adoptaram a velocidade de vibração de um relógio atómico como padrão de definição de unidades de tempo.

Um relógio de pulso de quartzo, baseado em oscilações de um cristal de quartzo submetido a um campo eléctrico, tem usualmente a precisão de um segundo por mês. Num relógio atómico, utiliza-se como padrão uma frequência característica associada a uma radiação emitida por átomos de césio 133, que por sua vez controla as oscilações electromagnéticas na região de microondas e um oscilador de quartzo. A precisão de um relógio atómico pode chegar a um segundo em 300 mil anos.

Sinopse: Deutsche Welle
Blog original:
http://descartes36.blogspot.com/
*
*
***

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SinapsesLinks
Seja bem-vindo!
Muito obrigado por seu comentário.
Leal +55 12 98260-2909

Jesus

Chico Xavier

  Francisco Cândido Xavier Chico Xavier, foi um dos maiores médiuns e lideranças espíritas do Brasil. Nasceu em Pedro Leopoldo - MG no dia 2...