A trajetória extraordinária do apóstolo Paulo
A história do Cristianismo nunca poderá ser contada sem o Apóstolo Paulo.
Sua iniciativa de pregar aos não judeus fez com que a Boa Nova se espalhasse, pois do contrário talvez ficasse restrita à região da Palestina e da Ásia Menor, também conhecida como Anatólia, onde hoje se localiza a Turquia.
Pregar aos judeus crentes de um Deus único, conhecedores das escrituras e das profecias, como a ideia do Messias, seria mais lógico, mas Paulo rompeu padrões e começou a pregar aos gentios.
O passo seguinte do apóstolo foi deixar aquela restrita região e expandir os ensinamentos de Jesus para a Europa, onde foi pregar e fundar comunidades, principalmente na Grécia e Macedônia.
Há mais de uma versão sobre o que causou a ida de Paulo à Europa: uma visão, em desdobramento durante o sono ou uma fuga para escapar dos “judaizantes”, grupo que defendia a conversão dos “gentios” primeiro ao Judaísmo para depois tornarem-se cristãos.
O biblista José Bertolini destaca no livro “Introdução a Paulo e suas cartas” a importância da mudança de rumo de Paulo e a consequente entrada do Evangelho na Europa: “...A palavra de Deus vai para um continente novo... De fato, foi por causa dessa passagem que o cristianismo sobreviveu e se desenvolveu...”
Com os discípulos Silas, Lucas e Timóteo, situados no porto junto ao Estreito de Dardanelos – que liga o Mar Egeu ao Mar de Mármara e separa Europa e Ásia –, enquanto decidiam como prosseguir a viagem, Paulo teve uma visão durante a noite e definiu o rumo a ser seguido, conforme está descrita em “Atos dos Apóstolos”: “...
Um macedônio, de pé na frente dele, suplicava-lhe: ‘Venha à Macedônia e ajude-nos!’
Depois dessa visão partimos imediatamente convencidos de que Deus acabava de nos chamar para anunciar-lhes a Boa Nova”.
As comunidades no trabalho missionário e “Assembleias” (ou Igrejas) criadas por Paulo estavam espalhadas por uma vasta região que ia da Ásia Menor e Síria até Macedônia e Grécia. Além das distâncias, os deslocamentos na época eram desafiadores e perigosos, então Paulo passou a escrever cartas, nas quais orientava e esclarecia dúvidas sobre os ensinamentos de Jesus.
●
●
●
Leal, aprendiz em todas as instâncias da Vida
Encarnado há 29.679 dias.
Obrigado Senhor!
●
Leal∴
WhatsApp +55 12 98260-2909
eudisonleal@gmail.com
www.comkardec.com
https://sinapseslinks.blogspot.com/
Amado Brasil
Publicado em: 23out2021
●
A missão de Paulo foi surpreendente!
ResponderExcluir