5 de jan. de 2010

25 de dezembro

*





















25 de dezembro

Prezado Tio Eudison,

Cordiais Saudações

Mas meu pensamento fica turbinado em um montão de coisas que eu vejo e reparo.
Por que comemorar o nascimento de Jesus no dia 25 de dezembro; Ele nasceu mesmo nesse dia? Ou em dia proximo?

Na bíblia temos indícios de que Ele nasceu entre setembro e outubro.

Em Lucas 2,8-9 lemos:"...Havia naquela ragião patores que viviam nos campos e guardavam o seu rebanho durante as vigilias da noite. E um anjo do Senhor desceu aonde eles estavam e a gloria de Senhor brilhou ao redor deles; e ficaram tomados de grande temor."

Nestes versiculos fica claro que os pastorem estam a campo aberto durante a noite, o que seria impossível na data de 25 de dezembro, em pleno inverno, que se sabe, no hemisferio norte, é muito frio.

Por outro lado sabe-se que o povo daquela época controlava todas as sua atividades economicas pelo movimento dos astros. No dia 25 de dezembro ocorria o solstício de inverno, ou seja , a noite mais longa a partir da qual os dias começavam a amliar a claridade. Isso era motivo de alegria para eles pois começavam a preparar a terra para a lavoura.

Então as festividades em homenagem ao sol eram intensas. Daí a tradição das festas nessa data. Constantino, imperador romano, ao dar impulso a igreja catolica, incorporou tais festividades no rito catolico. com a aparencia de aniversario de Cristo.

Até hoje a humanidade faz a mesma coisa: cultutam o Papai Noel, dão-se presentes, comem laudas ceias, de 1 a 51 tomam todas, mas a pregação de amor ao proximo de Jesus parece ficar em segundo plano.

Abraços
Tio Fran
Francisco de Assis Leonel - São Paulo-SP
*

Um comentário:

  1. Breves palavras, enorme sabedoria. Parabéns pelo texto. Adorei, adorei!

    ResponderExcluir

SinapsesLinks
Seja bem-vindo!
Muito obrigado por seu comentário.
Leal +55 12 98260-2909

Jesus

Chico Xavier

  Francisco Cândido Xavier Chico Xavier, foi um dos maiores médiuns e lideranças espíritas do Brasil. Nasceu em Pedro Leopoldo - MG no dia 2...