28 de set. de 2009

Yom Kipur

*



Joyce Pascowitch

Yom Kipur

Começa neste domingo (27set2009) o dia mais sagrado do ano para os judeus, o Yom Kipur. Dia de energia máxima, dia de acertar as contas, se limpar para recomeçar uma nova fase. Uma coisa curiosa? Na noite deste sábado, em muitas sinagogas da cidade, aconteceu a cerimônia de Kaparot. E o que vem a ser Kaparot? Vem a ser uma ‘limpeza” astral feita por meio de uma galinha, que os religiosos passam na cabeça da gente enquanto rezamos pedindo para que sejam afastadas todas as forças ruins. Alguém por acaso está achando alguma semelhança com uma cerimônia de candomblé? É… pode até ser semelhante. Longas filas se armam de homens e mulheres esperando seu momento de rezar - a gente lê num papel que distribuem na hora. Depois, as galinhas são sacrificadas e, até onde sei, doadas para instituições de caridade. Enfim, todas as datas especiais religiosas têm sua liturgia. Todas têm um por quê. Eu, de minha parte, gosto de seguir, tenho prazer. E mais: me sinto bem. Melhor ainda se puder convencer algum “desgarrado” a ir comigo rezar, orar ou simplesmente participar. E dividir toda essa energia.
*
Comentário:
Paulo de Tarso disse:
cara Joyce
kaparot em hebraico significa expiação. é um costume de se matar um galo ou galinha, antes do yon kipur, como expiação vicária(no lugar de)um judeu ou judia.a ave é agitada e girada sobre a cabeça e deve se dizer:”isto é em substituição a mim, isso é em vez de mim, isto é minha expiação. este galo ou galinha irá morrer e eu irei para uma vida boa e longa e para a paz.mata-se a ave e dá-se aos pobres as entrenhas para os pássaros. como tudo no judaismo é muito simbólico.isto esta num livro bastante interessante chamado dicionário judaico de lendas e tradições. de aln unterman da jorge zahar editor. espero que goste da explicação att paulo de tarso
*
Fonte:
*
http://eujoyce.glamurama.uol.com.br/index.php/sem-categoria/canal-aberto/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SinapsesLinks
Seja bem-vindo!
Muito obrigado por seu comentário.
Leal +55 12 98260-2909

Jesus

Chico Xavier

  Francisco Cândido Xavier Chico Xavier, foi um dos maiores médiuns e lideranças espíritas do Brasil. Nasceu em Pedro Leopoldo - MG no dia 2...