12 de jun. de 2009

Professor Octávio Ulysséa

*




















Morre fundador da Faculdade Espírita
Publicado por Edson Fonseca
11-Jun-2009 12:14

Professor Octávio Ulysséa tinha 78 anos e atuou em várias instituições

Morreu nesta quinta-feira (11), às 8h25, vítima de falência múltipla de órgãos, o professor Octávio Melchíades Ulysséa, diretor-geral e fundador das Faculdades Integradas "Espírita" (FIES). O velório e o sepultamento ocorrem no Cemitério Parque Iguaçu. Este, às 17 horas desta quinta-feira. O professor Ulysséa estava com 78 anos. Nascido no dia 2 de março de 1931, em Laguna (Santa Catarina), deixa a esposa, Neyda Nerbass Ulysséa, co-fundadora da instituição, filhos, netos e bisnetos.

Oriundo de uma família de músicos e professores, ele foi esportista, militar e funcionário público. Graduado em História, Geografia e Sociologia, Política e Administração Pública, mestre em Orientação Educacional e em Sociologia, começou a lecionar em 1961.

O fundador das FIES foi professor da Universidade Federal do Paraná durante 24 anos, onde era titular da cadeira de Sociologia Brasileira. Também atuou no Colégio Militar do Paraná e, no Ensino Superior, na Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Joinville, na Faculdade de Artes do Paraná e na Pontifícia Universidade Católica do Paraná, dentre outras.

O projeto das FIES foi idealizado há mais de 40 anos, juntamente com sua esposa e um grupo de amigos. O embrião da instituição foi o Centro Social de Educação André Luiz, que atendia em média 700 crianças gratuitamente.

Após vários anos de experiência educacional é que finalmente, em 1974, o sonho se concretizou com formação do Campus Universitário Bezerra de Menezes e, consequentemente, da Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, que em 1997 tornou-se Faculdades Integradas "Espírita".
*
Fonte:
http://jornale.com.br/content/view/20319/52/
*

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SinapsesLinks
Seja bem-vindo!
Muito obrigado por seu comentário.
Leal +55 12 98260-2909

Jesus

Chico Xavier

  Francisco Cândido Xavier Chico Xavier, foi um dos maiores médiuns e lideranças espíritas do Brasil. Nasceu em Pedro Leopoldo - MG no dia 2...