13 de jun. de 2009

Ônibus Espacial Endeavour

*















Com 13 pessoas, ISS vai abrigar maior "encontro" espacial
11/06/2009 - 13h00

Com seis tripulantes permanentes da ISS (Estação Espacial Internacional, em inglês) e sete astronautas que vão viajar a bordo da Endeavour, o complexo vai abrigar o maior número de visitantes desde que foi construído.

No próximo sábado (13), a Nasa (agência espacial americana) deve lançar o ônibus espacial Endeavour para a realização de uma missão de cerca de duas semanas na ISS. O problema é que os próprios habitantes da estação ainda estão se acostumando a ter uma equipe maior --recentemente, o número de tripulantes fixos passou de três para seis.

Os responsáveis pela missão reconhecem que será algo desafiador. Mas a decisão de reunir tantas pessoas no espaço de uma só vez foi tomada porque a Nasa tem encontrado dificuldades para cumprir a meta de terminar a construção da estação até o fim do ano que vem.

O espaço não deve ser problema. Com nove quartos, dois banheiros, duas cozinhas e dois locais para exercícios físicos, a ISS tem capacidade para acomodar 13 pessoas, ao menos temporariamente. Há também um banheiro, uma cozinha e equipamentos de ginástica no ônibus espacial.

A principal preocupação é manter os sistemas de comunicação funcionando, especialmente durante as cinco caminhadas espaciais previstas.

"Imagine ter 13 pessoas em casa, cada uma realizando algo diferente e fazendo perguntas", afirma o diretor de voo Holly Ridings. "Se você for a única pessoa na casa que pode responder essas questões, como acontece com o centro de controle de operações na Terra, não pode responder a tudo de uma só vez."

Juntos, os astronautas vão instalar a parte final do laboratório de pesquisas japonês, colocar objetos de reserva fora da estação, trocar baterias e realizar outros serviços de manutenção. Três braços robóticos serão utilizados.
*
Fonte:
http://www1.folha.uol.com.br/folha/ciencia/ult306u579924.shtml
*

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SinapsesLinks
Seja bem-vindo!
Muito obrigado por seu comentário.
Leal +55 12 98260-2909

Jesus

Chico Xavier

  Francisco Cândido Xavier Chico Xavier, foi um dos maiores médiuns e lideranças espíritas do Brasil. Nasceu em Pedro Leopoldo - MG no dia 2...