7 de abr. de 2009

Dia Mundial da Saúde

*





















No Dia Mundial da Saúde,
alerta é para se cuidar


Alexandre Nascimento

Criado em 1948, o Dia Mundial da Saúde, comemorado hoje com várias atividades em Minas, serve de alerta para que as pessoas cuidem melhor da saúde e do bem-estar. Todos os anos, no Brasil, estima-se que 400 mil pessoas tenham doenças cardiovasculares e que outras 466 mil descubram novos casos de cânceres.

Segundo o Ministério da Saúde, boa parte destas doenças são causadas por descuidos com a saúde. Em Minas, as doenças cardíacas são as que mais matam, ficando à frente de todos os tipos de cânceres e das doenças de causas mal resolvidas. Muitas vezes, segundo especialistas, a falta de prevenção acaba agravando os problemas cardíacos. "O mais importante é a prevenção associada à dieta.

Consideramos que, acima de 40 anos, a pessoa deve fazer exames de coração pelo menos uma vez por ano. O problema é que tem fatores de risco que a gente não consegue evitar, como histórico familiar", explicou o cardiologista Carlos Eduardo Pinto Coelho.

No tratamento de cânceres, a falta de prevenção também pode custar a vida. "Existem algumas recomendações básicas. Mais ou menos 40% de todos os cânceres podem ser prevenidos. Evitar tabagismo é a principal delas, já que 30% dos casos de câncer tem ligação direta com o cigarro, como de pulmão e estômago. A obesidade também aumenta a probabilidade de câncer", alerta o oncologista Enaldo Melo de Lima.

O médico reforça ainda que a prevenção deve começar bem cedo, no nascimento da pessoa. "Para as mulheres, o exame de colo uterino precisa ser feito desde a iniciação da vida sexual. Já a mamografia é anualmente a partir dos 40 anos.

Para homens e mulheres, os exames de intestino e reto devem ser feitos a partir de 50. E os homens devem consultar o urologista a partir dos 50 anos", explicou.

Publicado em: 07/04/2009
*
Fonte:
http://www.otempo.com.br/otempo/noticias/?IdNoticia=107674
*
Publicado em SinapsesLinks
http://sinapseslinks.blogspot.com/
*
Conheça: Janelas da Alma
https://sites.google.com/site/eudisonleal/Home
*

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SinapsesLinks
Seja bem-vindo!
Muito obrigado por seu comentário.
Leal +55 12 98260-2909

Jesus

Chico Xavier

  Francisco Cândido Xavier Chico Xavier, foi um dos maiores médiuns e lideranças espíritas do Brasil. Nasceu em Pedro Leopoldo - MG no dia 2...