2 de mar. de 2009

Espiritismo Aprovado!

*





















Espiritismo em livro aprovado pelo MEC/75

(*)Elias Barbosa - 01/03/2009

O livro que estamos compulsando intitula-se Atividades de Educação Moral e Cívica – 1ª Grau, de Antônio de Siqueira e Rafael Bertolin (IBEP – Instituto Brasileiro de Edições Pedagógicas, São Paulo, Brasil, 1ª edição, 1975), a partir da página 100. Esta obra, aprovada pela comissão Nacional de Moral e Civismo e homologada pelo então Sr. Ministro da Educação e Cultura, processo MEC nº 260479/75 – Diário Oficial da União de 19/12/75 –, traz o seguinte Prefácio dos autores, que bem poderia ser assinado por qualquer pessoa que se diga espírita ou tenha conhecimento dos princípios básicos da Doutrina codificada por Allan Kardec:

“Jovem! Pensando em você e com um voto de confiança em sua capacidade, em seu otimismo, em sua juventude, em sua vontade de alcançar um ideal que valha a pena, é que lhe oferecemos estas páginas, inspiradas na própria vida.

Ao escrevê-las, levamos em muita conta que você é um ser humano rico de qualidades e procuramos ajudá-lo a desenvolvê-las para que você realize sua vida se seja feliz.

Educar-se é reconhecer os próprios limites, é desenvolver as próprias qualidades, é aceitar os outros e ser aceito, é aprender a conviver, é amar.

Lembre-se de que o ideal na vida não é só lutar pelo que é bom, mas procurar o que é melhor.”

O Capítulo 18, “IGREJA”, de que vamos extrair pequeno trecho para a nossa meditação, vai da pág. 99 à 101. Afirmando que “existiram e existem muitas religiões espalhadas pelo mundo” e que “todas procuram, de um modo ou de outro, aproximar o homem do Criador”, concluem os autores que “as Grandes Religiões mais conhecidas na história do mundo são as que seguem: o Cristianismo, o Budismo, o Islamismo, o Espiritismo e o Bramanismo”.

Não podemos nos esquecer de que a Doutrina Espírita é uma filosofia e uma ciência de consequências religiosas, a Religião Cósmica do Amor e da Sabedoria, segundo o Espírito de André Luiz, pelo médium Xavier.

Esclarecendo ao estimado leitor que estamos de posse do Livro do Professor, e não de um dos que são distribuídos às livrarias, eis o que nele ainda encontramos, que muito nos alegra: “O Espiritismo vem da mais alta antiguidade. No Brasil é muito seguido o Espiritismo organizado por Allan Kardec. Sua doutrina admite a reencarnação nos espíritos dos mortos. Segundo essa doutrina, os médiuns podem fazer aparecer os espíritos ou ouvir vozes do além, receber mensagens dos mortos e escrevê-las (psicografia). O Espiritismo não se opõe às religiões cristãs e desenvolve muitas obras de assistência social, beneméritas, como escolas, asilos.”

Que possamos, portanto, estudar os livros básicos do Espiritismo — O Livro dos Espíritos (1857); O que é o Espiritismo (1859); O Livro dos Médiuns (1861); O Evangelho Segundo o Espiritismo (1864); O Céu e o Inferno (1865), e A Gênese (1868), além dos doze tomos da Revista Espírita – Jornal de Estudos Psicológicos, de 1858 ao primeiro semestre de 1869, já que a desencarnação do Codificador se deu a 31 de março daquele ano, em Paris. Obras Póstumas saíram em 1890.
*
(*) clínico geral e psiquiatra
eliasbarbosa34@terra.com.br
*
Fonte:
http://www.jmonline.com.br/novo/?noticias,22,ARTICULISTAS,5528
*
Publicado em:
SinapsesLinks:
http://sinapseslinks.blogspot.com/
*
Conheça:
Janelas da Alma:
https://sites.google.com/site/eudisonleal/
*

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SinapsesLinks
Seja bem-vindo!
Muito obrigado por seu comentário.
Leal +55 12 98260-2909

Jesus

Chico Xavier

  Francisco Cândido Xavier Chico Xavier, foi um dos maiores médiuns e lideranças espíritas do Brasil. Nasceu em Pedro Leopoldo - MG no dia 2...