19 de mar. de 2009

Egoísmo

*






















Confraternização contra o egoísmo

Inaldo Lacerda Lima
Professor aposentado e membro do Conselho Superior da Federação Espírita Brasileira – FEB

Dentre todas as coisas sublimes e sérias concentradas em O Livro dos Espíritos, a que mais me tem chamado a atenção, causando-me profunda tristeza, é o que se encontra entre as questões 913 e 917 sobre o egoísmo, uma vez que sabemos que é ele o grande responsável por todas as imperfeições que, infelizmente, caracterizam a natureza humana, como a inveja, o orgulho, a ambição desvairada, a vaidade, o hábito de mentir etc.

Indagou dos espíritos superiores que ditaram essa obra grandiosa, na questão 913, o notabilíssimo pedagogo e mestre Hippolyte Léon Denizard Rivail, que mais tarde passaria a assinar Allan Kardec, durante o trabalho de sua preparação através da mediunidade: Dentre os vícios, qual o que se pode considerar radical? E longa lhe foi a resposta dada, da qual registro, aqui, as seguintes frases: “Estudai todos os vícios e vereis que, no fundo de todos, há egoísmo. Por mais que lhe deis combate, não chegareis a extirpá-los, enquanto não atacardes o mal pela raiz, e não lhe houverdes destruído a causa. É ai que esta a verdadeira chaga da sociedade. Ele neutraliza todas as outras qualidades do ser humano.”

Em resposta à questão 915, advertem os espíritos do Senhor ao codificador da luminosa doutrina “que temos no egoísmo o nosso maior mal”. Mas consola-nos, em seguida, com a revelação de que já há muitos homens isentos de egoísmo e em número bem maior do que se pode supor.

Todavia, na condição de estudioso de tão elevada doutrina e procurando aprofundar-me no estudo desse terrível mal, que tanto dificulta o progresso do planeta, cheguei à conclusão de que vencê-lo é realmente muito difícil, mas não impossível, desde que, na condição de espíritas, trabalhemos proficuamente pela confraternização da humanidade. Quanto mais os homens atentarem ao fato de que somos todos irmãos e, com espírito de religiosidade sincera compreenderem que o governador deste orbe, Jesus – o Cristo de Deus –, vem se esforçando no sentido de nossa elevação espiritual, maior será o número daqueles que trabalharão ao nosso lado em combate a esse terrível sentimento dentro de si próprios, revelando, então, uma conduta que, naturalmente, influenciará os demais.

Lendo atentamente as respostas do Espírito Fénelon, que foi personagem importante no século 17, na condição de membro da academia francesa e arcebispo católico em Cambraia, e já então espírito superior, na época em que Allan Kardec codificava O Livro dos Espíritos, colaborou no advento do cumprimento da promessa de Jesus, constante de seu Evangelho, conforme está registrado em João XIV, versículo 16. Eis como ele responde a Kardec, quando na questão 917 indaga: “Qual o meio de destruir o egoísmo?” “O egoísmo é a questão mais difícil de desenraizar-se porque deriva da influência da matéria.” E consola-nos mais adiante: “Porém, ele se enfraquecerá à proporção que a vida moral for predominando sobre a vida material e, sobretudo, com a compreensão de que o espiritismo nos faculta.”

E Allan Kardec, em sua sabia nota após longa resposta do espírito, afirma que louváveis esforços indubitavelmente vêm sendo empregados no sentido de que a humanidade progrida.

Confraternizemo-nos, pois, mais e mais, no exercício amorável da caridade pura e do amor crístico, porquanto estamos vivendo, já, uma nova era iniciada com o cumprimento da promessa de Jesus a que acima fiz referência. O espiritismo, efetivamente, é muito mais ainda consolador: é a grande e inolvidável “ciência do espírito”!

É indispensável não esquecermos a nossa condição natural de trabalhadores da última hora a que se refere o capítulo XX de O Evangelho Segundo o Espiritismo, e atentarmos ainda ao apelo que nos faz o espírito de verdade no capítulo VI, item 5, de O Evangelho Segundo o Espiritismo: “Espíritas! amai-vos, este o primeiro ensinamento; instruí-vos, este o segundo.”

Dado que o tempo urge, trabalhemos mais e mais, guardando com alegria, no íntimo, a compenetração de que não somos espiritistas por acaso, mas em face de uma certa condição de evolução moral e espiritual!

Inaldo Lacerda Lima
*
Fonte:
http://www.dm.com.br/impresso/7801/opiniao/67136,confraternizacao_contra_o_egoismo
*
Publicado em:
SinapsesLinks:
http://sinapseslinks.blogspot.com/
*
Conheça: Janelas da Alma:
https://sites.google.com/site/eudisonleal/
*

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SinapsesLinks
Seja bem-vindo!
Muito obrigado por seu comentário.
Leal +55 12 98260-2909

Jesus

Chico Xavier

  Francisco Cândido Xavier Chico Xavier, foi um dos maiores médiuns e lideranças espíritas do Brasil. Nasceu em Pedro Leopoldo - MG no dia 2...