17 de nov. de 2008

Ponta Grossa-PR






















Ponta Grossa-PR

Fonte:
http://www.ibge.gov.br/cidadesat/topwindow.htm?1

ASPECTOS HISTÓRICOS

As primeiras incursões de civilizados no território em que se situa atualmente o Município de Ponta Grossa teriam sido a da bandeira de Aleixo Garcia, em 1526, e a de Pero Lôbo e Francisco Chaves, em 1531. Em 1541, Álvares Nuñes Cabeza de Vacca, a caminho de Assunção, percorreu os Campos Gerais e tomou contato com os silvícolas que habitavam as margens do Tibagi. Onze anos mais tarde, Ulrich Schniedel, com quatro soldados alemães e vinte índios paraguaios, atravessava essas paragens vindo de Assunção para São Vicente. Mas só em princípios do século XVIII teve início o povoamento, quando alguns paulistas, atraídos pela beleza da região e excelência das pastagens, estabeleceram suas fazendas de criação próximo aos rios Verde e Pitangui. O pioneiro teria sido o Capitão-Mor Pedro Taques de Almeida, que, tendo obtido a sesmaria da Conceição, aí construiu os primeiros currais, que passaram depois a pertencer a seu filho, o Capitão-Mor José de Góis e Morais.

Logo após, o Tenente-Coronel Domingos Teixeira de Azevedo fundou as fazendas de Santana de Itaiacoca e Botuquara. Os jesuítas, com a doação dos campos de Pitangui, erigiram uma capela sob a invocação de Santa Bárbara do Pitangui e iniciaram uma povoação, que progrediu até a época em que foram expulsos, entrando em decadência desde que as terras passaram para o domínio dos beneditinos do convento de Santos.

Então começaram a surgir propriedades que serviam de pouso às tropas que do Sul se destinavam a São Paulo, principalmente à grande feira de Sorocaba. Construíram os tropeiros um tôsco barracão, a que denominaram "casa-de-telhas", onde eram ministrados sacramentos e celebradas festas religiosas.

Prevendo o futuro da região, o Sargento-Mor Miguel da Rocha Ferreira Carvalhais propôs a fundação de um povoado. Sua proposta foi aceita, só divergindo as opiniões quanto à sede da povoação. Carvalhais então sugeriu a intervenção oracular de um casal de pombos, o qual, solto com uma laçada encarnada nos pés, veio pousar em uma cruz de madeira existente no alto do outeiro onde hoje se situa a catedral. Esse local, devido talvez à vegetação densa que o cobria, era chamado de Ponta Grossa .

O novo povoado tomou o nome de Estrela, mas a 15 de setembro de 1823 foi criada a freguesia, com a denominação de Ponta Grossa e sob a invocação de Santana. Foi elevada a Vila e a Município a 7 de abril de 1855. A 15 de abril de 1871, foi alterado seu nome para Pitangui, mas voltou a chamar-se Ponta Grossa a 5 de abril de 1872.

Em 1878, teve início a colonização russo-alemã, sob o patrocínio do Presidente Lamenha Lins,chegaram a Ponta Grossa 2381 russos-alemães que se estabeleceram na colõnia Octávio subdividida em 17 núcleos. A partir daí outros grupos foram chegando á cidade e a ela se integrando. Entre os de maior inportância estão os alemães, russos, austríacos, italianos, sírios e portugueses.

A importância da cidade provém em grande parte de sua localização estratégica: entroncamento rodo-ferroviário do interior do estado ligando as principais regiões econômicas e os centros políticos.

Em 1894, os trilhos da estrada de ferro vindos de Paranaguá atingiam a cidade. Em 1899 inaugurou-se a estrada de ferro São Paulo - Rio Grande com oficinas de manutenção em Ponta Grossa. Esta situação de entroncamento ferroviário fez com que Ponta Grossa no inicio do século XX atraisse grandes engenhos de erva-mate, além de olarias, beneficiamento de couro e madeira.



Fonte:
http://pg.pr.gov.br/acidade

Localizada no segundo planalto paranaense, na região dos Campos Gerais, Ponta Grossa destaca-se no cenário turístico do sul do Brasil. Importante entrocamento rodoferroviário, a cidade tem suas raízes no tropeirismo, na pluralidade étnica e nos caminhos da estrada de ferro, símbolos históricos e marcos referenciais ainda presentes no cenário urbano de uma das mais importantes cidades brasileiras.
A força e a dedicação de sua gente fizeram emergir um forte pólo metal-mecânico e industrial, um comércio diversificado, um centro técnico-educacional de reconhecimento internacional e uma agricultura pujante de altos índices de produtividade.

Ponta Grossa congrega um complexo de atrativos naturais, históricos e culturais que se revelam em meio à paisagem ondulada dos Campos Gerais e proporcionam a seus visitantes oportunidades múltiplas de lazer, diversão e turimo. O contraste do antigo com o moderno, a imensidão e a beleza de sua natureza e as manifestações culturais são fatores decisivos no reconhecimento da cidade como pólo turístico e cultura do Brasil.

Além da qualidade de sua rede hoteleira e gastronômica, Ponta Grossa oferece ainda uma noite agradável com aspectos variados ue garantem diversão a todos os gostos.

Seja bem- vindo a Ponta Grossa, pouso seguro e hospitaleiro.


Casas Espíritas de Ponta Grossa:


Associação Assistencial Espírita Messe de Amor
Rua Fernandes Vieira, 231 - Vila Cristina - CEP 84053-120

Casa Assistencial Espírita Nosso Lar
Rua Correia de Freitas, 506 - Ronda - CEP 84051-380

Casa Transitória Fabiano de Jesus
Rua Afonso Celso, 1071 - Vila Ana Rita - CEP 84020-000

Centro de Estudos e Assistência Espiritual André Luiz
Rua Antônio Frederico Ozanan, 41 - Jardim América - CEP 84050-320

Centro de Estudos e Assistência Espiritual Maria Dolores
Rua Deodoro Alves Quintiliano, 66 - Jardim Maracanã - CEP 84052-340

Centro Espírita Fraternidade
Rua São José, 78 - Uvaranas - CEP 84025-600

Centro Espírita Obreiros do Evangelho
Rua Sérvulo dos Santos, 40 - Vila Guaíra - CEP 84035-640

Centro Espírita Paz, Amor e Caridade
Rua Engenheiro Rebouças, 38 - Vila Ana Rita/Uvaranas - CEP 84020-190

Centro Espírita União e Humildade
Rua Araújo de Porto Alegre, 275 - Nova Rússia - CEP 84070-180

Fundação Educacional Pestalozzi
Rua João Henrique Pestalozzi, s/n - Distrito de Guaragi

Organização Espírita Cristã Irmã Scheilla
Rua do Rosário, 556 - Centro - CEP 84010-150

Sociedade Espírita Francisco de Assis de Amparo aos Necessitados - SEFAN
Rua Santos Dumont, 662 - Centro - CEP 84010-360

Colaborações:

Antônio Amendola
amendola@beaconsult.com.br

Luiz Roberto Invernizzi
roberto.invernizzi@gmail.com

Eudison de Paula Leal
eudison@uol.com.br

Publicado em:
http://sinapseslinks.blogspot.com
*

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SinapsesLinks
Seja bem-vindo!
Muito obrigado por seu comentário.
Leal +55 12 98260-2909

Jesus

Chico Xavier

  Francisco Cândido Xavier Chico Xavier, foi um dos maiores médiuns e lideranças espíritas do Brasil. Nasceu em Pedro Leopoldo - MG no dia 2...