28 de nov. de 2006

54 Alho

*


















O INCONFUNDÍVEL ALHO

Seu indisfarçável aroma e o sabor picante vêm de substâncias que protegem o coração, fortalecem as defesas e ainda podem afastar o câncer.

Com esta lista de fazer inveja a outras hortaliças, o alho é aclamado há pelo menos 4 mil anos, Há inscrições sobre as suas qualidades até nas pirâmides egípcias. Atualmente, cientistas de todo o mundo investigam os seus efeitos. A ciência médica está isolando os 32 componentes ativos para avaliar suas qualidades diz a nutricionista Jocelem Salgado da Universidade de São Paulo. Do outro lado do oceano, pesquisadores israelenses se debruçam sobre um deles especificamente, a alicina. Essa molécula tem poderes antibacterianos revela David Mirelman bioquímico do Instituto de Ciência Weizmann, em Israel que coordena um estudo sobre o código genético do vegetal. O único problema é seu cheiro peculiar.

Quando o alho é triturado seja na boca, seja num pilão, suas enzimas começam a agir. Daí surge a alicina , uma das principais moléculas na mira da ciência.

Como tirar proveito.

Ainda não há consenso sobre a quantidade diária ideal de alho no prato. Os chineses recomendam dois dentes por dia. Conta o israelense David Mirelman. Isso fornece 4 miligramas de alicina. Mas há quem defenda uma porção maior: 20 gramas diários, o que corresponde a nada menos que uns seis dentes. O certo é que o alho deve ser ingerido de preferência cru. Ao ser cozido, substâncias voláteis como a alicina acabam indo embora justifica.


SEUS ANTIOXIDANTES AFASTAM O CÂNCER E O INFARTO!

A boa fama do alho é reforçada por outro de seus componentes , o ajoeno , que representa poderes contra o câncer. Ele reduz os radicais livres e, assim, previne tumores afirma a nutricionista Ana Lúcia Chediac do Hospital Sírio Libanês em São Paulo. O coração também leva vantagem com as porções do alho. Acrescentá-lo no prato diminui o risco de endurecimento das artérias, conta o bioquímico Roberto Burini da Universidade Estadual Paulista, em Botucatú O alho inibe a produção da gordura maléfica no fígado e ainda impede que ela se deposite nas artérias explica a nutricionista Alessandra Macedo do Instituto do Coração em São Paulo Soma-se a isso um efeito vasodilatador, capaz de abaixar a pressão arterial.
Fonte: Revista Saúde.
*
Saiba mais:
http://www.plantaservas.hpg.ig.com.br/arquivos/ervas/alho.htm
*
Colaboração: João Batista Bonani - Taubaté-SP - Brasil
*
*
***

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SinapsesLinks
Seja bem-vindo!
Muito obrigado por seu comentário.
Leal +55 12 98260-2909

Jesus

Chico Xavier

  Francisco Cândido Xavier Chico Xavier, foi um dos maiores médiuns e lideranças espíritas do Brasil. Nasceu em Pedro Leopoldo - MG no dia 2...