18 de out. de 2006

52 Buda

*



















Buda

O CAMINHO DAS OITO VERDADES

1° O primeiro passo é o Correto Acreditar, Correta Visão ou Correta Compreensão, que se desdobra nas Quatro Nobres Verdades, o principal preceito do Budismo, ou seja, entender as coisas como elas realmente são:

A} A Verdade do Sofrimento (DUHKA): Saber que tudo que foi criado é impermanente; que tudo que é impermanente é sofrimento Aceitar o nascimento, envelhecimento, doença e morte.

B} A Verdade da Causa do Sofrimento (SAMUDYA): Saber que o sofrimento se baseia na ignorância, no desejo e na ganância. Desprender-se da ganância pelo prazer, fama e posses materiais.

C} A Verdade da Cessação do Sofrimento (NIRODHA): Essa Verdade advém do desapego aos desejos gananciosos, alcançando-se assim um estado supremo de bem-aventurança, o Nirvana, onde não há sofrimento.

D} O Caminho que leva ao Fim do Sofrimento (MARGHA): Entender que o Caminho das Oito Verdades é o que nos conduz ao objetivo final, o Nirvana. O Estado Permanente do Ser, A Permanência Imutável, Satisfação e Sabedoria Suprema.

2° O Segundo passo é o Correto Pensamento, buscando a Suprema Sabedoria, abstendo-se de todos os maus pensamentos, desenvolvendo qualidades nobres como bondade, amor e aversão a prejudicar o próximo. Perceber o Incomparável Despertar do Ser rejeitando as realidades "criadas". Libertar a mente.

3° A Correta Palavra busca eliminar todas as mentiras do discurso, todo o perjúrio e frivolidade do verbo. Ater-se apenas a conversas que procurem e levem ao Nirvana através do Permanente e do Real.

4° A Correta Ação evita matar qualquer ser vivo, roubar, praticar condutas sensuais ou sexuais indevidas. Abster-se de atos maldosos e todas as formas de intoxicação ou vício.

5° O Correto Viver é a busca de um meio de vida que não prejudique o próximo. Inclui-se aí matança de animais, tráfico de drogas, contrabando, estelionato e outros atos errôneos de conduta.

6° O Correto Esforço deve destruir todos os Estados Maléficos da Mente que já tenham se manifestado e impedir que novos se manifestem. Desenvolver estados da mente sãos significa ter simpatia, compaixão e um sentimento de igualdade para com todas as criaturas.

7° A Correta e Plena Atenção se traduz em ter consciência de todas as impermanências, doenças e impessoalidades como Corpo, Sentimentos, Percepção, Mente, Pensamento, Estados da Mente. Isso evita atos insanos e vislumbra o total desprendimento, a calma e a tranqüilidade de ver que tudo não é Ser.

8° A Correta Concentração é o distanciamento do mundo, dos estados maléficos, das sensações dos sentidos, a compreensão da solidão de forma a desenvolver um único objetivo da mente através da meditação e reflexão.
*
Fonte: Revista Budismo – Ano 1 – no. 8 – página 8
*
*
***

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SinapsesLinks
Seja bem-vindo!
Muito obrigado por seu comentário.
Leal +55 12 98260-2909

Jesus

Chico Xavier

  Francisco Cândido Xavier Chico Xavier, foi um dos maiores médiuns e lideranças espíritas do Brasil. Nasceu em Pedro Leopoldo - MG no dia 2...