20 de ago. de 2006

54 Museu do Louvre










Uma obra-prima chamada Museu do Louvre

Sim, há coleções maiores que a do célebre museu parisiense. Nenhuma, porém, é tão mitológica quando este notável acervo

- É isso, a famosa Mona Lisa?

Sim, é isso mesmo: uma pequena tela em óleo sobre madeira de álamo, medindo apenas 53 por 77 centímetros. Decepciona boa parte dos 7,3 milhões de visitantes anuais do Museu do Louvre, em Paris (entre eles, os 56000 brasileiros que pagaram ingresso em 2004; e os 106000 brazucas que entraram em 2005 - um aumento de quase 100%). Afinal, como pode uma pintura tão diminuta ser tão cultuada? Mas, claro, não se mensura uma obra de arte pelo tamanho, assim como não se mede um museu pelas dimensões. Fosse assim e o Louvre não bateria o Hermitage, de São Petersburgo, na Rússia, que reúne seis magníficos prédios às margens do Rio Neva, com 3 milhões de itens. Também não seria muito melhor que a National Gallery, de Londres, dona de uma majestosa coleção de pinturas européias de 1200 a 1900. Tampouco se sobreporia ao Museu do Prado, em Madri, que só pode expor, por vez, uma sétima parte de seu acervo.

Mas, assim como a Gioconda (ou Mona Lisa), de Leonardo da Vinci, o Louvre tem uma aura que reluz nos seus tesouros de até 5000 anos, expostos em 350 salas.

- É isso o Louvre?

Sim. Por suas obras, por sua arquitetura, por sua história, trata-se do mais famoso museu do mundo. Sua fama decorre do fato de manter a mais mitológica coleção nacional de belas-artes. É o que afirma Martin Grossmann, museólogo e professor associado da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo.

São nada menos que 35000 obras em visitação. Outras 300000 estão nos porões do museu, por pura falta de espaço para exibição

"Ele espelha o auge do esplendor colonialista, do poder de uma França Imperial", diz Grossmann. "Seu acervo é a soma de coleções individuais de reis, nobres, ricos burgueses, que acreditavam no poder simbólico de um museu nacional de arte européia, capaz de representar a força de uma nação imperialista."

Sim, o Louvre tem um pouco de tudo isso. Em exposição permanente, estão cerca de 35000 obras em 60620 metros quadrados de salas - mais de oito vezes o gramado do Maracanã. Além de 5000 pinturas, há antiguidades orientais, egípcias, gregas, etruscas, romanas, islâmicas. Sem esquecer esculturas, objetos raros e arte gráfica - este último item com 130000 peças. Embora perca nas estatísticas para outros grandes museus, o Louvre é o museu dos museus. Em seus porões, estão outras 300.000 obras, muitas pilhadas por Napoleão Bonaparte em suas guerras de conquista, e que continuamente são levadas aos salões de exposição.

"O Louvre tem impacto profundo no imaginário das pessoas", diz o professor Grossmann.
*
Vide texto completo:
http://www2.uol.com.br/proximaviagem/viagens/louvre_82/index.shtml
*
Ainda nesta encarnação pretendo conhecer o Museu do Louvre.
A Arte é uma das maiores expressões do ser humano.
Entendo que o Museu é alimento para o espírito de cada um de nós.
Quantos desencarnados habitarão o Museu?
Qual seria a realidade espiritual do Museu?
Quais os Espíritos Guardiães do Museu?
Gostaria muito de conhecer um pouco desta Realidade.
Peço aos meus Anjos Protetores para que me ajudem a visitar o Museu do Louvre.
Deixo aqui minha gratidão a todos aqueles que fizeram, fazem e farão o Museu acontecer, ser uma realidade.
Fraternalmente,
Leal - aprendiz em todas as instâncias da Vida.
*
*
***

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SinapsesLinks
Seja bem-vindo!
Muito obrigado por seu comentário.
Leal +55 12 98260-2909

Jesus

Chico Xavier

  Francisco Cândido Xavier Chico Xavier, foi um dos maiores médiuns e lideranças espíritas do Brasil. Nasceu em Pedro Leopoldo - MG no dia 2...