22 de ago. de 2006

54 Kim Peek










CÉREBRO INCOMUM

Kim nasceu em 11 de novembro de 1951 (um domingo, ele dirá). linha cabeça grande, em cuja parte posterior havia uma encefalocele (uma "bolha", do tamanho de uma bola de beisebol), que desapareceu. Havia também outras anormalidades, incluindo deformação do cerebelo. Um de nós (Christensen) realizou as tomografias por ressonância magnética de Kim em 1988 e acompanha seu desenvolvimento desde então.

As descobertas em relação ao cerebelo talvez expliquem os problemas de coordenação e mobilidade de Kim. Ainda mais impressionante é a ausência do corpo caloso, a grande placa de tecido nervoso que normalmente interliga os hemisférios cerebrais.

Não sabemos como interpretar essa falha, porque, embora rara, ela nem sempre vem acompanhada de distúrbios funcionais. Descobriu-se que algumas pessoas sem essa estrutura não sofrem nenhum problema detectável. No entanto, quando o corpo caloso é removido na vida adulta, na tentativa de impedir que ataques epiléticos se transmitam de um hemisfério para o outro, surge a síndrome do "cérebro dividido", em que os hemisférios separados começam a funcionar quase independentemente um do outro.

É provável que pessoas quem nascem sem corpo caloso consigam desenvolver canais de comunicação na parte posterior dos hemisférios e que as estruturas resultantes permitam aos dois hemisférios funcionar, de certo modo, como um ''hemisfério gigante", reunindo sob o mesmo teto funções que seriam separadas.

Talvez Kim deva alguns de seus talentos a essa anormalidade específica. De qualquer modo, o fato de a ausência do corpo caloso não implicar nenhuma deficiência em algumas pessoas, enquanto outras desenvolvem o savantismo, toma sua finalidade mais obscura do que se imaginava. A piada entre os neurologistas é que as duas únicas funções conhecidas do corpo caloso são propagar ataques epiléticos e manter o cérebro unido.
*
Texto: reprodução parcial do artigo.
Mídia: Revista Mente & Cérebro
Autores: Darold A. Treffert e Daniel D. Christensen
*
Amigos,
Pessoas como estas, com capacidades muito acima do “normal” nos levam à reflexão:
a) como memorizar?
b) como nos educar?
c) como melhorar nossa memória?

Você pode opinar?
Você tem sugestões?
Fraternalmente,
Leal - ep-leal@uol.com.br
*
*
***

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SinapsesLinks
Seja bem-vindo!
Muito obrigado por seu comentário.
Leal +55 12 98260-2909

Jesus

Chico Xavier

  Francisco Cândido Xavier Chico Xavier, foi um dos maiores médiuns e lideranças espíritas do Brasil. Nasceu em Pedro Leopoldo - MG no dia 2...