26 de jul. de 2006

54 Mapear as Idéias












Mapear Idéias

Fonte: JFSP 26jul06
Caderno de Informática - pág. F4

Sites trazem sistemas para mapear as idéias e melhorar o desempenho.

Os benefícios cognitivos da utilização de mapas mentais como ferramenta para organizar idéias e conceitos são bastante conhecidos.

Os estudos de inteligência artificial e as pesquisas sobre procedimentos criativos dos grandes gênios apontam que a realização de mapas conceituais são estratégias poderosas de potencialização intelectual.

Estudos no campo das estratégias para gestão de conhecimento e do design da informação revelam que Leonardo da Vinci foi um grande cartógrafo:

ele organizava suas idéias em sistemas de visualizações bastante complexos e essa prática parece explicar um pouco da sua alta produção.

Outro grande gênio, Einstein também fazia anotações caóticas, repletas de associações, que funcionavam como mapas complexos.

Cientistas neurocognitivos acreditam que o cérebro consiga manipular informações com muito mais eficiência ao lidar com imagens e visualizações do, que com outros sistemas como a linguagem oral ou escrita.

Além disso, os mapas mentais em forma de teia ou rede, ao apresentar as vinculações entre os conceitos, têm um alto poder de potencializar a capacidade de memorização.

O sistema de visualização do dicionário Plumb Design Visual Thesaurus
www. visualthesaurus.com
é uma excelente ferramenta para exercitar conexões lógicas e semânticas entre as palavras.

O The Brain
www.the brain.com
oferece vários tipos de mapas rizomáticos e visualizações dinâmicas interativas para navegar na intemet.

Você também encontra uma espécie de organizador de idéias em
www.visual-mind. com/wv.htm?OO21
*
*
***

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SinapsesLinks
Seja bem-vindo!
Muito obrigado por seu comentário.
Leal +55 12 98260-2909

Jesus

Chico Xavier

  Francisco Cândido Xavier Chico Xavier, foi um dos maiores médiuns e lideranças espíritas do Brasil. Nasceu em Pedro Leopoldo - MG no dia 2...