23 de jul. de 2006

52 Medo 02












Medo

Fonte:
http://www.vidamedica.com.br/cgi-bin/vm.pl?hn_165

Cientistas dizem ter descoberto como vencer o medo.

A descoberta da área, chamada "amídala cerebelar", poderia ajudar os médicos a tratar fobias, segundo os pesquisadores da New York University.

A doutora Elizabeth Phelps, da Universidade de Nova York, utilizou ressonância magnética para simular o que acontece com o cérebro quando os medos "são esquecidos".

Existem muitas pesquisas sobre como os medos surgem ou podem ser tratados, mas poucos estudos sobre como eles desaparecem.

Os pesquisadores ensinaram os voluntários a associar a imagem de um quadrado colorido com um choque elétrico leve.

Isso criaria um medo condicional, como uma fobia, no qual a visão do quadrado produziria uma leve ansiedade.

Os pesquisadores então reverteram esse medo ao apresentar o mesmo quadrado, mas com voltagens cada vez menores, até suspenderem totalmente os choques.

Examinando as fotografias do cérebro, eles perceberam que a "amídala cerebelar" estava ativa quando o medo estava sendo incutido e também quando ele foi "apagado".

No processo de "desaprendizagem", outra parte do cérebro também foi acionada, o chamado córtex ventral medial prefrontal.

"Certas drogas influenciam as substâncias utilizadas no processo de desaprendizagem em animais. Como humanos, sabemos como reagir a certas situações", diz ela.

A questão é: como regulamos esse processo?"
*
*
***

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SinapsesLinks
Seja bem-vindo!
Muito obrigado por seu comentário.
Leal +55 12 98260-2909

Jesus

Chico Xavier

  Francisco Cândido Xavier Chico Xavier, foi um dos maiores médiuns e lideranças espíritas do Brasil. Nasceu em Pedro Leopoldo - MG no dia 2...