23 de nov. de 2010

Primeira Faculdade de Espiritismo

*
Por favor,
Click sobre a imagem para ampliá-la.
*



Primeira Faculdade de Espiritismo

Começa a funcionar no ano que vem o primeiro curso superior de Teologia Espírita do Brasil.

O estudo da doutrina dos espíritos, codificada pelo educador e pesquisador francês Allan Kardec (1804-1869) há um século e meio, não será mais exclusividade dos centros espíritas espalhados pelo País.

A partir do ano que vem, os adeptos da doutrina poderão estudá-la com direito a diploma, beca e tudo o mais que uma graduação universitária dá direito.

Foi o que decidiu o Ministério da Educação ao autorizar em setembro o funcionamento do primeiro curso de bacharelado em Teologia Espírita do Brasil, que será ministrado na Faculdade Dr. Leocádio José Correia, em Curitiba (PR).

A idéia do curso é formar não só bacharéis, mas também pesquisadores do espiritismo, diz Maury Rodrigues da Cruz, presidente da Sociedade Brasileira de Espiritismo e idealizador do curso de quatro anos.

As inscrições para o vestibular estarão abertas até 13 de dezembro e os candidatos que disputarão as 100 vagas oferecidas terão de passar também por uma entrevista com especialistas. É uma forma de avaliarmos melhor os interessados, assegurando o ingresso de pessoas realmente comprometidas com a pesquisa, explica Cruz.

As bases da doutrina são a crença num Deus único, criador de todo o universo, e na imortalidade do espírito, que evolui sempre, por meio de várias encarnações.

Um dos objetivos do curso é a análise do espiritismo em suas linhas religiosa, filosófica e científica. A existência da alma, sua sobrevivência ao transe da morte e os fenômenos mediúnicos compõem um universo ainda pouco estudado nas rodas acadêmicas. É preciso dar massa crítica e espírito investigativo à obra de Kardec, analisa Cruz.

Nicete Bruno, espírita desde a juventude, aprova a criação da universidade. "No âmbito coletivo, o estudo dos fundamentos espíritas contribuirá para desmistificar muitos aspectos do espiritismo. E quem se habilitar a fazer a faculdade com certeza ganhará muito em autoconhecimento", afirma a atriz.

O espiritismo surgiu na França no século XIX e tem no Brasil hoje sua maior comunidade.

Segundo o último censo do IBGE são 2,34 milhões de adeptos. Como estima-se que o espíritas assumidos em todo o planeta não passem de 15 milhões, pode-se dizer que o Brasil é o país do espiritismo.

Foi também em solo brasileiro que viveu Francisco Cândido Xavier (1910-2002), considerado o mais produtivo médium espírita. Em sua longa vida, Chico Xavier, como era conhecido, psicografou 418 títulos sob inspiração do espírito Emmanuel. Seus livros correram o mundo e chegaram ao volume de 25 milhões de exemplares vendidos.

Não pensem os mais afoitos, no entanto, que a escola é uma versão brasileira de Hogwarts, a escola de formação de bruxos dos livros e filmes de Harry Potter, personagem criado pela britânica J.K. Rowling.

A essa turma, o criador do curso Maury da Cruz manda um recado: Não vamos
formar bruxos, videntes ou médiuns, muito menos ensinar a ver fantasmas, brinca ele.
*
Site:
http://www.falec.br/graduacao_teologia.php
*
Paulo Valdeci Jorge
(67) 8414-6764
*
Colaboração:
Diniz Aleixo de Moraes
São Paulo-SP
*
Publicado em: SinapsesLinks
http://sinapseslinks.blogspot.com/
*
Documento:
C:\#1_Leal\1_WPD\2010\20101123WPD_Faculdade Espírita.WPD
*

2 comentários:

  1. É COM COM MUITA ALEGRIA QUE RECEBO ESTA NOTICIA. PARABÉNS CURITIBA POR ESTA CONQUISTA, TENHO CERTEZA QUE A ESPIRITUALIDADE ESTA MUITO FELIZ. ESTA OBRA NÃO PODE PARAR, É NECESSÁRIO QUE OUTROS ESTADOS SIGAM NO MESMO CAMINHO. MUITA PAZ!

    ResponderExcluir
  2. Amigo,

    Fiquei encantada com essa notícia maravilhosa!
    Mandei até e.mail perguntando se vão abrir campus em São Paulo.
    Assisti a palestra do Dr. Maury Rodrigues da Cunha e achei muito interessante e pertinente.
    Beijos

    Ana

    ResponderExcluir

SinapsesLinks
Seja bem-vindo!
Muito obrigado por seu comentário.
Leal +55 12 98260-2909

Jesus

Chico Xavier

  Francisco Cândido Xavier Chico Xavier, foi um dos maiores médiuns e lideranças espíritas do Brasil. Nasceu em Pedro Leopoldo - MG no dia 2...