27 de set. de 2010

Gentileza


Gentileza

Nunca perca a oportunidade de ser gentil.

A gentileza é sempre muito bem vinda àqueles que sabem reconhecê-la.

Você é gentil quando ouve com atenção alguém que deseja desabafar com você. Não seja intolerante com histórias que lhe parecem pequenas, pois para quem fala é sempre muito importante dividí-las com alguém.

Você é gentil ao dizer “tudo bem, tente outra vez” quando seu telefone toca por engano. Quem está do outro lado do fio sente-se melhor ao ver-se desculpado.

Você é gentil quando ajuda alguém a recolher os pacotes que deixou cair. Não se mostre incomodado se eles caíram empatando sua caminhada. Quem os derrubou já está suficientemente constrangido.

Você é gentil quando avisa que vai fazer uma visita. Nunca apareça sem antes anunciar-se. É necessário que o outro saiba que você está indo e que tenha a chance de dizer se pode ou não recebê-lo.

Você é gentil quando não impõe suas idéias como se fossem leis. Deixe que o outro filtre suas palavras e tenha a liberdade de escolher as que lhe parecem razoáveis.

Você é gentil quando não emite opiniões que não são solicitadas.
Seja qual for a situação, espere que o outro lhe peça para dizer o que acha.

Você é gentil quando sorri para um pedinte de rua: para ele, um sorriso pode ser mais necessário do que algumas moedas.

Você é gentil quando oferece água e alimento a um animal sedento e faminto. Ele não sabe dizer “muito obrigado”, mas alguém “lá de cima” está agradecendo em nome dele.

Você é gentil quando dá atenção a uma criança que lhe fala de papai Noel. Ele é muito importante para ela: é um portador de alegrias e de presentes. Não roube dela essa ilusão. Deixe o tempo cuidar disso.

Você é gentil quando reconhece que um idoso pode ser um Mestre para você, mesmo que ele não tenha todos os diplomas que você tem.
Não é possível listar de uma só vez quais são todas as maneiras de ser gentil. Há diversas formas de sê-lo e, certamente, você conhece muitas delas.

Nunca perca a oportunidade de exercer a gentileza.

Na história do mundo entram muito mais nomes de pessoas grosseiras do que de pessoas gentis.

Porém, na história do universo, a casa de Deus, elas não entram pela Porta Principal.

Seja gentil.
*
Autoria: desconhecida
*
Colaboração:
Daniela Marchi
Araçatuba-SP
*
Publicado em: SinapsesLinks
http://sinapseslinks.blogspot.com/
*

Um comentário:

  1. Querido Leal,

    A gentileza está acabando ou as pessoas esqueceram do que se trata?
    Eu me lembro que quando era jovem sempre ao subir no ônbus havia uma mão masculina me amparando, sem me tocar, para que eu pudesse subir primeiro e com segurança.
    Os idosos também. Não havia distinção de idade.
    Hoje, as mãos se tornaram vazias. É cada um por si.Temos que contar com a mão do alto que essa não nos abandona nunca, não é mesmo?
    Beijos

    Ana

    ResponderExcluir

SinapsesLinks
Seja bem-vindo!
Muito obrigado por seu comentário.
Leal +55 12 98260-2909

Jesus

Chico Xavier

  Francisco Cândido Xavier Chico Xavier, foi um dos maiores médiuns e lideranças espíritas do Brasil. Nasceu em Pedro Leopoldo - MG no dia 2...