3 de set. de 2010

Filme Nosso Lar

*






















Vida após vida
A esperada estreia de Nosso Lar

Filme revela a trajetória de autoconhecimento e transformação do médico André Luiz depois da morte

Luiz Fernando Vieira
Da Redação
Um dos maiores best sellers da história da literatura brasileira trata do tema vida após a morte. A narrativa é feita por alguém que já não estava mais neste plano, o médico André Luiz, assim como aquele que foi o canal para que a história chegasse ao papel, o médium Chico Xavier. A obra é Nosso Lar, publicação que serviu de base para a criação do filme homônimo, de Wagner de Assis, que estreia hoje nos cinemas brasileiros. As outras novidades do fim de semana (que podem ser conferidas na página 3), são a continuação da disputa entre eternos rivais Como Cães e Gatos 2 - A Vingança de Kitty Galore e o romântico Par Perfeito.

Nosso Lar revela como é esse lugar especial por meio da experiência do médico André Luiz. Um homem bem sucedido que viu sua vida sofrer uma grande reviravolta e mudou totalmente a forma de ver o mundo e as pessoas. O caminho para a mudança começa quando abre os olhos e percebe que não está mais vivo, embora sinta fome, sede e frio. André Luiz não pertence mais ao mundo dos encarnados e, ao seu redor, encontra uma planície escura, desértica, tenebrosa, marcada por gritos e seres que vivem à sombra, um lugar chamado Umbral pela doutrina espírita.

Ali o médico começa uma nova jornada de autoconhecimento e transformação, desde os primeiros dias numa dimensão de dor e sofrimento, até ser resgatado e levado para a cidade espiritual Nosso Lar, que dá nome ao filme e que paira nas camadas mais altas da atmosfera terrestre. Enquanto aprende como é a vida em outra dimensão, André Luiz anseia por voltar à Terra e rever a família. No entanto, ao conseguir ver seus entes queridos, ele percebe a grande verdade: a vida continua para todos.

Para mostrar com detalhes o percurso do médico André Luiz e o lugar, de arquitetura ímpar, Nosso Lar contou com uma direção de arte caprichada e efeitos especiais jamais vistos em produções locais e que só foram possíveis graças à computação gráfica. Eles foram desenvolvidos no Canadá pela empresa Intelligent Creatures - a mesma responsável por filmes como Fonte da Vida, Babel e Watchmen. Foram mais de 350 imagens com algum tipo de inserção gerada por computadores. Quantidade de efeitos nunca tinha sido feita numa produção brasileira. Um trabalho que encantou até mesmo os experientes profissionais da equipe do supervisor de efeitos visuais Geoff D. E. Scott.

Outro destaque é o elenco, formado por profissionais experientes e de reconhecido talento. O cast traz Renato Prieto como André Luiz, Fernando Alves Pinto, Rosanne Mulholland, Inez Viana, Rodrigo dos Santos, Werner Schünemann, Clemente Viscaíno e ainda participações especiais de Ana Rosa, Othon Bastos e Paulo Goulart. A trilha sonora de Philip Glass e a fotografia de Ueli Steiger também valem o registro, pois foram essenciais para criar o clima do filme.

O livro - O filme leva às telas a mais importante obra do médium mineiro Chico Xavier que, através de relatos do espírito do médico André Luiz, descreve em detalhes a vida no lugar chamado Nosso Lar. A obra está em sua 60º edição no Brasil e já vendeu cerca de 2 milhões de exemplares (somando mais de 16 milhões de leitores). Foi traduzida para o inglês, alemão, francês, espanhol, esperanto, russo, japonês, tcheco, braille, grego e é um dos campeões de venda da literatura espírita - considerado como um dos 10 melhores do século XX.
*
Fonte:
http://www.gazetadigital.com.br/materias.php?codigo=269252&codcaderno=17&GED=6853&GEDDATA=2010-09-03&UGID=1700c4de4a86b8c7c232d7f2f31337a3
*

Um comentário:

  1. Bom Dia Leal,

    Já tive a oportunidade de ler o livro,agora é assistir o filme.

    Então, nos vemos em breve !

    Saludos de Tegucigalpa
    Maurício

    ResponderExcluir

SinapsesLinks
Seja bem-vindo!
Muito obrigado por seu comentário.
Leal +55 12 98260-2909

Jesus

Chico Xavier

  Francisco Cândido Xavier Chico Xavier, foi um dos maiores médiuns e lideranças espíritas do Brasil. Nasceu em Pedro Leopoldo - MG no dia 2...