24 de mai. de 2010

Cruzeiro do Sul-AC

*




















Terremoto

Um terremoto de 6,5 pontos na escala Richter foi registrado no Estado do Acre nesta segunda-feira (24), segundo o Instituto Geológico dos Estados Unidos (USGS, da sigla em inglês).

De acordo com os dados técnicos disponibilizados pelo USGS na internet, o epicentro do tremor foi detectado a 464 km da capital Rio Branco e a 749 km de Lima, a capital do Peru. O abalo sísmico ocorreu às 13h18 (horário de Brasília).

Um terremoto na casa dos seis graus na escala Richter é capaz de causar extensos danos, mas isso depende de uma série de fatores, como a profundidade do tremor e a distância entre o epicentro e áreas de grande densidade demográfica.

O tremor desta segunda-feira não foi sentido na superfície - possivelmente devido à profundidade de 580 km -, disse um porta-voz da Defesa Civil da cidade de Cruzeiro do Sul, que fica a 127 km do epicentro do fenômeno.

"Não registramos na superfície nenhuma desordem ou dano", explicou um representante do Corpo de Bombeiros e da Defesa Civil de Cruzeiro do Sul. "Esta zona é sujeita a muitos terremotos; o último de que tivemos notícia aconteceu há 20 dias", acrescentou.

Segundo uma fonte do Observatório Sismológico de Brasília, "é nessa região que se chocam as placas tectônicas Sul-Americana e Andina, mas os tremores ocorrem à grande profundidade. Em geral, terremotos a mais de 500 km de profundidade e não deixam sinais na superfície".

A zona do epicentro do sismo fica em plena selva amazônica, pelo que se torna difícil verificar qualquer dano material na superfície. No domingo, outro forte tremor de 5,9 graus atingiu diversas regiões do Peru, incluindo a capital, Lima, sem registro de danos, informou o Instituto Geofísico do Peru.
*
Fonte:
http://noticias.uol.com.br/cotidiano/2010/05/24/tremor-de-65-graus-atinge-o-acre.jhtm
*

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SinapsesLinks
Seja bem-vindo!
Muito obrigado por seu comentário.
Leal +55 12 98260-2909

Jesus

Chico Xavier

  Francisco Cândido Xavier Chico Xavier, foi um dos maiores médiuns e lideranças espíritas do Brasil. Nasceu em Pedro Leopoldo - MG no dia 2...