27 de mar. de 2010

Mente sã e corpo são

*
Click sobre a imagem para ampliá-la.
*

Um comentário:

  1. Anônimo28/3/10

    Olá, querido Leal!

    Há uma interpretação muitíssimo interessante, penso, a despeito da ideia de saúde e doença.

    Seja n'alma ou no corpo, os desequilíbrios têm inúmeras fontes.

    Se por um lado nos preocupamos com a máxima ROMANA (não é grega, embora reflita o pensar daquela nação) de "mente sã em corpo são", pouco nos preocupamos com o que ocorre quando há desequilíbrios.

    Estes desequilíbrios que comumente chamamos patologia, guarda a idéia de harmonização perante as adversidades.

    Patologia, que tem na origem a palavra grega "pathós" - que é "caminho", "meio" - indica o processo de reequilíbrio não pela extinção dos agentes causadores, mas pelo entendimento (pode-se utilizar aqui os termos: compreensão, harmonização, apreensão, resolução...) desses agentes desequilibrantes.

    Corre com certa penetração na Internet - e talvez os leitores já tenham se deparado com ele - um texto cujo autor é desconhecido e cujo teor traz a seguinte analogia:

    "Havia um menino que tinha um temperamento difícil.

    Seu pai deu-lhe um saco de pregos e disse-lhe que, a cada vez que perdesse a paciência, fincasse um prego numa cerca.

    No primeiro dia o menino pregou 37 pregos na cerca mas foi diminuindo gradativamente.
    Mais tarde, o pai levou o menino ate a cerca e retirando todos os pregos dela, disse que apesar do importante aprendizado, podiam-se
    ver as cicatrizes - que restariam para sempre."

    Para o mesmo texto, outra reflexão que se pode fazer é: Que tão importante quanto recuperar ou desejar a sempre a saúde (equilíbrio), as cicatrizes evidenciam uma possibilidade de aprendizado.

    Se entende que aquilo que foi necessário para moldar-se.

    O caminho que se usou para identificar o desequilíbrio, entendê-lo, gera, em última análise, um crescimento, uma "rearmonização". E as cicatrizes indicam a participação daquilo que antes era desequilíbrio, ou seja, que tudo que nos era desarmonia, a partir do momento da consciência, passa a ser um pouco de nós e perde por isso, seu caráter negativo.

    Este tipo de reflexão pode propiciar - sob o crivo da razão - amplo entendimento sobre outra postagem neste mesmo blogue e que se intitula "Confie" (ver em 27/03/2010).

    Por exemplo, "traduza" Deus por "inteligência" (no senso máximo, que visa - ou alcança - à perfeição) e aquilo que pode parecer em algum caso conformismo (permitir que "outro" resolva) passará enfim a espelhar a frase cristã:

    "Eu sou a VERDADE, o CAMINHO..."

    ResponderExcluir

SinapsesLinks
Seja bem-vindo!
Muito obrigado por seu comentário.
Leal +55 12 98260-2909

Jesus

Chico Xavier

  Francisco Cândido Xavier Chico Xavier, foi um dos maiores médiuns e lideranças espíritas do Brasil. Nasceu em Pedro Leopoldo - MG no dia 2...