26 de nov. de 2009

Terapia do Elogio

*























Terapia do Elogio

Renomados terapeutas que trabalham com famílias divulgaram uma recente pesquisa onde se nota que os membros das famílias brasileiras estão cada vez mais frios:
– não existe mais carinho;
– não valorizam mais as qualidades;
– só se ouvem críticas.

As pessoas estão cada vez mais intolerantes e se desgastam valorizando os defeitos uns dos outros.
Por isso, os relacionamentos de hoje não duram.

A ausência de elogio está cada vez mais presente nas famílias de média e alta renda. Não vemos mais homens elogiando suas mulheres ou vice-versa, não vemos chefes elogiando o trabalho de seus subordinados, não vemos mais pais e filhos se elogiando, amigos, etc.

Só vemos pessoas fúteis valorizando artistas, cantores, pessoas que usam a imagem para ganhar dinheiro e que, por consequência, são pessoas que têm a obrigação de cuidar do corpo, do rosto.

Essa ausência de elogio tem afetado muito as famílias.

A falta de diálogo em seus lares mais o excesso de orgulho impedem que as pessoas digam o que sentem. Assim acabam levando essa carência para dentro dos consultórios, fracassam em seus casamentos e acabam procurando em outras pessoas o que não encontram dentro de casa.

Vamos começar a valorizar nossas famílias, amigos, alunos, subordinados! Vamos elogiar o bom profissional, a boa atitude, a ética, a beleza de nossos parceiros ou nossas parceiras, o comportamento de nossos filhos!

Vamos observar o que as pessoas gostam: o bom profissional gosta de ser reconhecido, o bom filho gosta de ser reconhecido, o bom pai ou a boa mãe gostam de ser reconhecidos, o bom amigo quer se sentir querido, a boa dona de casa de ser valorizada. Assim também a mulher que se cuida, o homem que se cuida... Enfim, vivemos numa sociedade em que uns precisamos dos outros.

É impossível vivermos em solidão, e os elogios são motivação na vida de qualquer pessoa.

Quantas pessoas você poderá fazer felizes hoje elogiando de alguma forma?

Pense nisso!

Arthur Nogueira, psicólogo


COMENTANDO

Simples, claro e verdadeiro esse artigo. Por isso o formatei para vocês...

Elogio é tema mais importante do que pode parecer num primeiro momento.

Mark Twain, o grande escritor, dizia que de um bom elogio ele podia viver até três meses. E você, que me lê, certamente também gosta de receber um.

Na verdade, todos murchamos pouco a pouco quando não somos reconhecidos, afagados, elogiados... Ninguém é tão forte assim que possa dispensar o reforço positivo que nos dão as pessoas queridas quando reconhecem nossas qualidades ou nossos esforços em sermos melhores.

Dentro dessa lógica, todos deveríamos ser mais pródigos em elogiar. Pais, mães e demais educadores têm aí uma excelente ferramenta educativa, pois o elogio sincero faz bem às pessoas de todas as idades, sobretudo às crianças.

Além do mais, elogiar é e sempre será uma atitude mais simpática do que criticar, não é mesmo?

Quer tornar-se uma pessoa mais simpática? Elogie!
Quer desagradar? Critique!

Luiz Carlos do Nascimento
*
Colaboração:
Telma Canettieri Ferrari
Pindamonhangaba-SP
*
Publicado em: SinapsesLinks
http://sinapseslinks.blogspot.com/
*

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SinapsesLinks
Seja bem-vindo!
Muito obrigado por seu comentário.
Leal +55 12 98260-2909

Jesus

Chico Xavier

  Francisco Cândido Xavier Chico Xavier, foi um dos maiores médiuns e lideranças espíritas do Brasil. Nasceu em Pedro Leopoldo - MG no dia 2...