12 de set de 2009

O Passe

*




ESTUDO SOBRE O PASSE:
O PASSE NAS REUNIÕES MEDIÚNICAS

*
1. O PASSE E O CONCEITO DE CURA
2. A APLICAÇÃO DO PASSE NA CASA ESPÍRITA
3. O PASSE E A PRECE. O PASSE A DISTÂNCIA
4. O PASSE NOS GRUPOS MEDIÚNICOS
5. MECANISMOS DO PASSE
6. ORIENTAÇÃO AO PASSISTA
*
O PASSE E O CONCEITO DE CURA
A TRADIÇÃO DO PASSE RELACIONADO À CURA.
CONCEITOS DE SAÚDE , CURA E DOENÇA SEGUNDO O ENTENDIMENTO MÉDICO E A DOUTRINA ESPÍRITA
*
CONCEITOS ESPÍRITAS DE PASSE
“O fluido universal é o elemento primitivo do corpo carnal e do perispírito, os quais são simples transformações dele. Pela identidade da sua natureza, esse fluido, condensado no perispírito, pode fornecer princípios reparadores ao corpo (...).”
Allan Kardec: A Gênese, cap.14/31

“Assim como a transfusão de sangue representa uma renovação das forças físicas, o passe é uma transfusão de energias psíquicas, com a diferença de que os recursos orgânicos são retirados de um reservatório limitado, e os elementos psíquicos o são do reservatório ilimitado das forças espirituais.”
Emmanuel:O Consolador, questão 98.

“O passe é a transmissão de energias fisio-psíquicas, operação de boa vontade.” Emmanuel: Segue-me, p. 99.

“O passe não é unicamente transfusão de energias anímicas. É o equilibrante ideal da mente, apoio eficaz de todos os tratamentos.” André Luiz: Opinião Espírita.
*
A APLICAÇÃO DO PASSE NA CASA ESPÍRITA

O CENTRO ESPÍRITA, "para bem atender às suas finalidades, deve ser núcleo de estudo, de fraternidade, de oração e de trabalho, com base no Evangelho de Jesus, à luz da Doutrina Espírita". Desviá-lo dessa diretriz é comprometer a causa a que se pretende servir.” Reformador de 1992, editorial.
A aplicação do passe deve, portanto, guardar coerência com as orientações doutrinárias, fundamentadas na Codificação Kardequiana.

O PASSE E A PRECE
“Pela prece o homem atrai o concurso dos bons Espíritos”Allan Kardec: O Evangelho segundo o Espiritismo, cap. 27/11
“ Cabe ao médium passista buscar na prece o fio de ligação com os planos mais elevados da vida, porquanto, através da oração, contará com a presença sutil dos instrutores que atendem aos misteres da Providência Divina, a lhe utilizarem os recursos para a extensão incessante do Eterno Bem.” André Luiz: Mecanismos da Mediunidade, cap. 22/160-161.
*
O PASSE A DISTÂNCIA
É a mesma coisa que irradiação mental.
Espíritos encarnados, temos capacidade para expandir os nossos fluidos vital e mental, sob a forma de energias eletromagnéticas, as quais se deslocam na atmosfera em direção a um alvo, sob a forma de irradiações. Os nossos pensamentos e sentimentos podem, dessa forma, ser irradiados a longas distâncias, em qualquer plano da vida. Apostila do EEM, módulo2, 2.ª parte, anexo, p. 120
*
O PASSE NOS GRUPOS MEDIÚNICOS
“O passe é comumente utilizado nas reuniões mediúnicas. É uma forma de doar fluidos salutares ao Espírito sofredor comunicante, auxiliando-o na recuperação ou no equilíbrio do seu estado mental e emocional. Tem o poder de também auxiliar o médium durante a comunicação mediúnica, de forma que os fluidos deletérios sejam dissipados e não atinjam diretamente o equilíbrio somático do medianeiro”. EEM- Programa I. Módulo 2, 1.ª parte, roteiro 3

“Não é uma conduta obrigatória, uma vez que o médium harmonizado com o plano espiritual superior encontra recursos necessários para não se deixar influenciar pelas ações, emoções ou sentimentos do sofredor, que lhe utiliza as faculdades psíquicas para manifestar-se”. EEM- Programa I. Módulo 2, 1.ª parte, roteiro 3

“E´considerado necessário durante a manifestação de entidades espirituais portadoras de necessidades especiais, como, por exemplo, os obsessores, suicidas, alienados mentais ou as que revelam possuir graves lesões perispirituais.”- Marlene Nobre (citando André Luiz): Obsessão e as suas máscaras, p. 144.
*
MECANISMOS DO PASSE
“Pela sua união íntima com o corpo, o perispírito desempenha preponderante papel no organismo. Pela sua expansão, põe o Espírito encarnado em relação mais direta com os Espíritos livres e também com os Espíritos encarnados. O pensamento do encarnado atua sobre os fluidos espirituais, como o dos desencarnados, e se transmite de Espírito a Espírito pelas mesmas vias e, conforme seja bom ou mau, saneia ou vicia os fluidos ambientes.Allan Kardec: A Gênese, cap. 14, item 18.
*
ORIENTAÇÃO AO PASSISTA
1) Não tocar o beneficiado do passe;
2) Não prestar orientações mediúnicas durante o passe.
3) Não transmitir o passe estando em transe.
4) Evitar qualquer tipo de exibicionismo.
5) Manter sintonia com os benfeitores espirituais.
6) Seguir as orientações da Doutrina Espírita para a aplicação do passe.
7) Manter-se num clima de vibrações elevadas por meio da prece, estudo e esforço de melhoria moral.
8) Cuidar da nutrição e da saúde.
9) Participar das reuniões de estudo
10) Não aplicar passe se: faz uso de substâncias tóxicas viciantes, de qualquer natureza ou se se encontra debilitado (física, psíquica e emocionalmente)
*
Colaboração:
Ianaê Seabra Pitanguy
São Paulo-SP
*
Publicado em: SinapsesLinks
http://sinapseslinks.blogspot.com/
*
Conheça: SinapsesArtes
http://sinapsesartes.blogspot.com/
*

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SinapsesLinks
Seja bem-vindo!
Muito obrigado por seu comentário.
sinapseslinks@gmail.com