25 de abr. de 2009

Educação

*





















Educação

24/04/09 10:23
Secretaria da Educação comemora avanços na rede pública de ensino
A Secretaria de Estado da Educação (SEE) encerra os quatro primeiros meses do ano em comemoração por conta dos índices alcançados pela rede pública de ensino. O órgão coloca em prática projetos para a melhoria da qualidade dos professores e alunos.

De acordo com a secretária de Estado da Educação, Marcia Valéria Lira Santana, gradativamente, as principais reivindicações dos professores e alunos estão sendo atendidas. No próximo mês, haverá mais uma reunião das entidades que assinaram o Pacto pela Qualidade na Educação Pública.

“Nesse encontro, teremos oportunidade de discutir o papel de cada um dentro da responsabilidade educacional voltada para o progressivo atendimento à educação pública de qualidade”, destacou a secretária.

O pacto foi firmado em novembro do ano passado pelo governo de Alagoas, por meio da Secretaria de Estado da Educação, e por representantes do Sindicato dos Trabalhadores da Educação de Alagoas (Sinteal).

Entre os principais compromissos assumidos pela atual gestão e pela categoria estão: a diminuição da evasão escolar, o crescimento das vagas nas escolas públicas, o aumento da aprovação dos estudantes, um regime de colaboração entre Estados e municípios, a garantia da alfabetização como aspecto básico e a redução da repetência para que os alunos terminem a escola no tempo certo (idade-série).

Outro compromisso estabelecido pelo pacto é a instituição de uma mesa permanente de negociação, em que governo e sindicato da categoria, além de representantes de segmentos, a exemplo da Assembleia Legislativa e do Conselho Estadual de Educação, irão trabalhar para evitar greves no setor.

Entre os setores que firmaram o pacto estão o Ministério da Educação (MEC), Ministério Público Estadual, Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Assembleia Legislativa, União dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), Universidade Federal de Alagoas (Ufal), Confederação Nacional dos Trabalhadores da Educação, Conselho Estadual de Educação, representantes das igrejas evangélicas e católica, Federação Espírita e das religiões de matrizes africanas, Associação dos Municípios Alagoanos (AMA), Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) e Centro Federal de Educação Tecnológica (Cefet).

Piso Salarial — A secretária Marcia Valéria lembrou que Alagoas paga aos professores o segundo maior piso do Nordeste. Cada um dos 8 mil professores do Estado recebe pelo menos R$ 945,50. O piso nacional é de R$ 950.

Outro ponto destacado pela SEE é a formação em nível superior em licenciatura plena que o governo de Alagoas irá proporcionar para 21 mil professores da rede pública estadual de ensino.

A formação faz parte de uma das ações da SEE oriunda do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE) que beneficiará professores das 345 escolas estaduais localizadas nos 102 municípios alagoanos.

Além dos professores, os alunos estão sendo beneficiados. Os estudantes receberão 200 mil novas carteiras escolares. As primeiras 50 mil já estão sendo distribuídas. Segundo a secretária Marcia Valéria, há mais de cinco anos não havia aquisição de mobiliário. “As carteiras têm três anos de garantia e são ajustáveis ao tamanho dos alunos”, frisou a secretária.

Cem escolas estaduais serão reformadas, por meio dos investimentos em regime de colaboração entre o Estado e o MEC.

Transporte escolar — Para a secretária da Educação, a adesão de 70% dos 102 municípios alagoanos ao processo de municipalização do transporte escolar representa mais um avanço para o Estado, para as prefeituras e para os 260 mil alunos da rede pública.

“A municipalização significa que a cobertura dos transportes será ampliada e a qualidade melhorada. O transporte será garantido a cada um dos alunos que morem em um raio superior a 3 Km de distância da escola”, explicou.

Marcia Valéria salientou também a informatização do sistema de banco de dados da SEE que vai permitir, por exemplo, identificar com rapidez as carências de professores nas escolas e quais são as matérias com maior déficit de pessoal. “Desta forma será possível, visualizar as vagas para chamar a reserva técnica ou mesmo realizar um novo concurso”, finalizou.
*
Fonte:
http://www.alemtemporeal.com.br/?pag=educacao&cod=1968
*

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SinapsesLinks
Seja bem-vindo!
Muito obrigado por seu comentário.
Leal +55 12 98260-2909

Jesus

Chico Xavier

  Francisco Cândido Xavier Chico Xavier, foi um dos maiores médiuns e lideranças espíritas do Brasil. Nasceu em Pedro Leopoldo - MG no dia 2...