30 de mar. de 2009

Sexualidade Humana

*





















Sexualidade Humana

Seminário espírita reúne 500 pessoas

O 12º Seminário do Instituto de Cultura Espírita do Ceará debateu questões ligadas ao ser humano e sua sexualidade. As exposições e discussões trataram dos assuntos levando em conta as orientações da doutrina espírita.

Sexo é algo que o espírito necessita para exercitar o desenvolvimento do amor.

No início o buscamos pelo instinto, pela sensação do prazer, mas é por meio dele, que acabamos por chegar ao amor na sua concepção maior. As ideias foram apresentadas ontem na exposição do presidente do Instituto de Cultura Espírita do Ceará (ICE-CE), e Associação Médico-Espírita do Ceará (AME-CE), Francisco Cajazeiras, no 12º Seminário Espírita do ICE. O evento, com programação iniciada às 9 horas e encerrada às 18h30min no Hotel Oásis Atlântico, teve como temática central o ser humano e sua sexualidade. Além de Cajazeiras, o seminário também teve como expositor o ex-presidente da Federação Espírita de São Paulo, Avildo Fioravante.

Os cerca de 500 participantes puderam debater questões de comportamento, genética, erotização e o abuso sexual de crianças e adolescentes.

À luz do Espiritismo, conforme Cajazeiras, o fato de um adulto se interessar sexualmente por uma criança significa na base o adoecimento daquele espírito, problema que pode estar ligado a dramas de vidas passadas. No caso do pai que abusa de filhas, é um espírito que tem dificuldade de se reconhecer no seu papel atual de pai, não conseguindo superar isso. O seminário, disse ele, buscou tocar numa questão sempre atual sobre a qual todos têm muitas dúvidas.

Embora as pessoas se acreditem muito conhecedoras do assunto, estão muito aquém de um conhecimento real.

Segundo o expositor, o Espiritismo tem uma concepção que ajuda as pessoas a entenderem o significado da vida levando em conta que o ser humano não se limita à matéria, é espírito, e essas dimensões se interpõem. Isso nos permite fazer discussões sobre os problemas do cotidiano levando em conta o lado racional, ou seja, que não se deixa levar pelas paixões, vai além do material. Nesse sentido, afirmou, a sexualidade não pode ser compreendida somente como uma expressão genital, mas como potencialidade para a vivência do amor, reforçou.

Cajazeiras disse que o sexo, assim como a inteligência humana, não são bons nem ruins. Isso vai depender da utilização que o ser inteligente dá a cada uma dessas coisas, o que pode torná-las positivas ou negativas. Ambas utilizadas para o bem podem enriquecer, mas ao contrário, utilizadas para o mal, só vão trazer dor e sofrimento. Francisco Cajazeiras é cearense, médico e professor dos cursos de Medicina e de Psicologia da Universidade de Fortaleza (Unifor). É presidente do ICE-CE.


E-Mais

O Instituto de Cultura Espírita do Ceará foi Fundado em agosto de 1996, por um grupo de trabalhadores espíritas. Contando com um grupo de 50 membros, o ICE recebe mensalmente cerca de 1.200 pessoas nas suas diversas atividades. A casa tem uma grande preocupação com a divulgação da Doutrina Espírita, por isso está sempre realizando estudos e palestras para disseminar o conhecimento.

Rosa Sá
da Redação
30 Mar 2009

Fonte:
http://www.opovo.com.br/opovo/fortaleza/866341.html
*
Publicado no SinapsesLinks:
http://sinapseslinks.blogspot.com/
*
Conheça: Janelas da Alma
http://sites.google.com/site/eudisonleal/
*

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SinapsesLinks
Seja bem-vindo!
Muito obrigado por seu comentário.
Leal +55 12 98260-2909

Jesus

Chico Xavier

  Francisco Cândido Xavier Chico Xavier, foi um dos maiores médiuns e lideranças espíritas do Brasil. Nasceu em Pedro Leopoldo - MG no dia 2...