23 de nov. de 2006

54 O Poder das Algas

*



















O Poder das Algas

Ricas em vitaminas, minerais e proteínas, elas equilibram o organismo regulando as taxas de colesterol, a pressão arterial, a circulação sangüínea, dão mais disposição e ainda ajudam a emagrecer

Você sabia que seu corpo agradeceria se você introduzisse algas marinhas na sua alimentação diária?
Elas são tão ricas nutricionalmente (possuem sais minerais, oligoelementos, vitaminas e proteínas) que equilibram o organismo. "As algas contêm ferro,
magnésio, cálcio (importante para a estrura óssea), fósforo, potássio, zinco (necessário para a correta secreção e assimilação da insulina), iodo (substância importante na síntese dos hormônios tireoidianos), vitaminas (de A a K), com destaque para a B12, já que é a única fonte do reino vegetal a fornecer essa vitamina tão importante para a formação dos glóbulos vermelhos", explica o endocrinologista Jair Orifice.

Elas também são ricas em protovitamina A (fundamental para o rejuvenescimento), ácido linoleico e alfa-linoleico (protegem a pele e a mucosa contra os radicais livres e o envelhecimento), ácido algênico (contribui para a eliminação de metais pesados como arsênico, chumbo e mercúrio), são abundantes em fibras, não têm gordura e ainda funcionam como ótima mucilagem (quando hidratadas no estômago pelo suco gástrico aumentam de volume dando sensação de saciedade). Para completar, as algas trazem na sua composição fenilalanina, aminoácido que suprime o estimulo nervoso do apetite no cérebro, sendo assim uma ótima coadjuvante no processo de emagrecimento.

Além disso essas "plantinhas" do mar são fontes de proteínas vegetais inigualáveis, contêm todos os aminoácidos essenciais ao nosso organismo em uma proporção adequada e apresentam um coeficiente de digestibilidade de 95% (o da carne é 20% e da soja, 35%).

Os nutrientes das algas marinhas agem como catalizadores equilibrando os sistemas circulatório, nervoso e endócrino, além de possuir ação antibiótica.
Estudos comprovaram a ação das algas na redução do colesterol e na prevenção da arteriosclerose e hipertensão. E não é só. "Elas armazenam energia luminosa (biofitons) que é transmitidas às células de quem as ingere proporcionando uma sensação de vitalidade e bem-estar", garante o médico.

Verde, marrom e vermelha

Contudo, dos mais de 300 mil tipos de algas marinhas, apenas 22 mil são conhecidas e catalogadas e destas somente 50 são consideradas úteis para a medicina e a nutrição humana. "Elas se dividem em três grupos: marrons (feoficeas), verdes (cloroficeas) e vermelhas (rodoficeas)", ensina a pesquisadora Guiomar Contreras, que é ficologista (especialista em algas).
Embora as algas verdes sejam as mais facilmente encontradas para consumo no Brasil, sobretudo em lojas que vendem alimentos e ingredientes para a culinária japonesa, são as algas vermelhas as mais ricas do ponto de vista nutricional. "Algumas espécies, como as Glacilárias, contêm todas as vitaminas de que necessitamos e proteínas de elevado valor biológico", afirma a especialista.

Essas "riquezas do mar" podem ser adquiridas frescas, desidratradas, em cápsulas ou comprimidos. "É importante consultar um médico antes de começar a consumir algas marinhas, pois como elas são ricas em iodo e sódio, são contra-indicadas nos casos de hipertireoidismo e hipertensão arterial respectivamente. Nesse caso, pode ser mais indicado o consumo de algas de água doce, como a Espirulina", aconselha o médico.

Fibras solúveis e insolúveis

Todas as algas contêm boa quantidade de fibras solúveis e insolúveis. As primeiras apresentam efeitos hipocolesterolêmicos e hipoglicêmicos por estarem associadas ao metabolismo dos lipídeos e carbohidratos. As insolúveis estão ligadas à diminuição do tempo do trânsito no trato gástrico e à melhor digestão. Porém, somente algumas espécies de algas vermelhas e marrons são industrializadas na forma de um concentrado de fibras. No Brasil, se encontram mais facilmente as espécies Nori (vermelha) Wakami (marrom) e Kombu (verde). Já as Glacilárias são comercializadas pela empresa Seasweet (sigla em inglês), na forma desidratada, in natura e em
cápsulas.
*

 Alimentos Fornecedores de Energia:
*) Arroz
*) Pão
*) Pastas
*) Outros...


 Alimentos Fornecedores de Proteínas e Gorduras:
*) Carne
*) Peixe
*) Ovos
*) Soja
*) Outros...

 Alimentos Fornecedores de Vitaminas, Minerais e Fibras:
*) Verduras
*) Legumes
*) Cogumelos
*) Algas Marinhas,
*) Outros...

Autoria: Isabel Taranto
Colaboração: Ubirajara Idoeta Cará - São Paulo-SP - Brasil
*
*
***

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SinapsesLinks
Seja bem-vindo!
Muito obrigado por seu comentário.
Leal +55 12 98260-2909

Jesus

Chico Xavier

  Francisco Cândido Xavier Chico Xavier, foi um dos maiores médiuns e lideranças espíritas do Brasil. Nasceu em Pedro Leopoldo - MG no dia 2...