18 de nov. de 2006

54 Cãimbra

*




















Cãimbra pode ser termômetro de doenças

Raras são as pessoas que nunca tiveram uma cãibra. A sensação de que um dos músculos do corpo está "re-puxando'; acompanhada de uma forte dor que pode durar alguns segundos ou até minutos e depois desaparecer é muito comum. O que não se conhece tanto são as causas das cãibras, que têm origens das mais variadas. Desde a perda de sódio, cálcio ou potássio, repostos facilmente com alimentos a base destes minerais, até doenças mais graves, como diabetes, esclerose múltipla e tétano. A cãibra pode ser ainda um efeito colateral de medicamentos.

A reumatologista Elaine de Azevedo, membro do Ambulatório de Doenças Osteometabólicas do Serviço de Reumatologia do HSPE, explica que "cãibras são contrações súbitas, breves e dolorosas de um músculo ou grupo muscular, caracterizadas por espasmos musculares involuntários que ocorrem com mais freqüência durante ou após atividades físicas” Os músculos das pernas e abdominais são mais afetados.

A crença popular de que comer banana reduz as cãibras é verdadeira, mas em parte. Ela vale para aquelas pessoas saudáveis, que têm cãibras decorrentes da perda de minerais pelo excesso de exercícios físicos. "Se uma
pessoa está com cãibras devido a uma doença mais séria precisa controlar causas”, alerta Elaine.

Existem várias teorias sobre as causas de cãibras: metabólica (liberação de ácido lático por excesso de exercícios); ambiental (cãibras por frio excessivo ou por elevação da temperatura do corpo) e da desidratação (devido à perda de água no organismo). Estudos demonstram que a deficiência de sódio parece ser o principal fator desencadeador das cãibras. Este mineral tem grande importância na iniciação dos sinais dos nervos e ações que levam a movimentos musculares.

Desta forma, a diminuição da concentração pode aumentar a sensibilidade muscular e, sob condições de perda excessiva de suor, uma tensão muscular seguida de movimento pode fazer com que o músculo se contraia involuntariamente. Se a reposição do mineral não ocorrer, instala-se deficiência progressiva e significativa de sódio e água, provocando a hiper-irritabilidade de algumas terminações nervosas que podem proporcionar as contrações espontâneas dos músculos. Existem ainda as teorias de deficiências de potássio e cálcio, outros dois minerais repostos com a alimentação.

Algumas condições médicas também podem causar cãibras, como a diálise ou doenças renais; desordens endócrinas, como hiper ou hipotiroiditmo, diabetes ou baixa taxa de açúcar {hipoglicemia);exposição a toxinas, como tétano, veneno de viúva-negra (aranha); e doenças de músculos e nervos, como esclerose múltipla, esclerose lateral amiotrófica (ALS), compressão na raiz do nervo, lesõés nervosas, poliomelite; doenças do fígado (cirrose).

"Os pacientes que estão sob tratamento com remédios e apresentam muitas cãibras precisam comunicar os sintomas ao médico”, recomenda.

Entre os medicamentos que pbdem causar as contrações estão: diuréticos (para hipertensão); anti-psicóticos, como chlorpromazine ou haloperido; antieméticos (vômitos e náuseas), como prochlorperazine ou promethazine; estrógenos; álcool; nifedipina; lítio; agonistas Beta2 (para asma), como terbutaline ou albuterol; e Clofibrato. Cãibras podem ocorrer quando o tratamento com esteróideis ou opiáceos é interrompido.

O alongamento é recomendável para prevenção e controle das cãibras.
Massagens e uso de bolsas de água quente na hora da cãibra também ajudam.
*
Autora: Dra. Elaine de Azevedo
Fonte: boletim Viva Iamspe! - página 13
*
*
***

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SinapsesLinks
Seja bem-vindo!
Muito obrigado por seu comentário.
Leal +55 12 98260-2909

Jesus

Chico Xavier

  Francisco Cândido Xavier Chico Xavier, foi um dos maiores médiuns e lideranças espíritas do Brasil. Nasceu em Pedro Leopoldo - MG no dia 2...