1 de ago. de 2006

66 Kardec











Sinopse de Allan Kardec

Por Denise Borges OliveiraJulho de 2000


Nascido aos 03 de outubro de 1804, em Lion, França, Léon Hyppolite Denizard Rivail, era filho do magistrado e juiz Jean Baptiste Antoine Rivail e D. Jeanne Duhamel.


Léon Hyppolite Denizard Rivail fez seus primeiros estudos em Lion, e em seguida completou sua bagagem acadêmica em Iverdum, Suiça, com o célebre professor Pestalozzi, de quem cedo se tornou um dos mais eminentes discípulos, colaborador inteligente e dedicado, aplicando-se à propaganda desse sistema de educação, que exerceu tão grande influência sobre a reforma de estudos na França e na Alemanha.


Muitíssimas vezes, quando Pestalozi era convidado pelos governos, de todas as partes, a fundar institutos semelhantes ao de Iverdum, confiava ao professor Denizard Rivail o cuidado de o substituir na direção da sua escola. O discípulo tornado mestre possuía, além de tudo, com os mais legítimos direitos, a capacidade requerida para dar boa conta da tarefa confiada. Era bacharel em letras, em ciências, em direito e doutor em medicina. Lingüista distinto, conhecia a fundo e falava corretamente o alemão, o inglês, o italiano e o espanhol, conhecendo também o holandês, pois que facilmente podia se exprimir nessa lingua.


Em 1849 Denizard Rivail foi nomeado professor do “Liceu Polimático”, no qual regendo as cadeiras de fisiologia, química, física e astronomia, conquistou o título de um dos maiores sábios de sua época.


Dentre as numerosas obras de caráter educacional que legou à posteridade, contam-se as seguintes, por ordem cronológica:“Plano apresentado para melhoramento da instrução pública”, 1828; ”Curso prático e teórico de aritmética”, 1829; “Gramática clássica francesa”, 1831; “Manual dos exames para obtenção dos diplomas de capacidade”, 1846; “Compêndio gramatical da língua francesa”, 1848; “Ditados especiais sobre as dificuldades ortográficas”, 1849.Depois de 1855, foi que, impressionado pelo fenômeno das mesas girantes, codificando a doutrina, publicou as seguintes obras:


“O livro dos espíritos”, 1857; “O livro dos médiuns”,1861; “O evangelho segundo o espiritismo”, 1864, “O céu e o inferno”, 1865; “A gênese, os milagres e as Predições”, 1868.
Fundou, dirigiu e redigiu a “Revista Espírita” durante doze anos, que era um órgão de estudos psicológicos, e cuja publicação mensal tivera início em 01 de janeiro de 1858.
São, ainda parte de seu trabalho as obras: “A prece”, “O que é o espiritismo”, “O principiante espírita” e “Obras póstumas”.


Faleceu em 31 de março de 1869.


Bibliografia:GRANJA, Pedro - “Afinal quem somos? - De onde viemos e para onde vamos...” - 5a edição - São Paulo - Brasiliense - 1951.KARDEC, Allan - “Obras póstumas” - 11a edição - São Paulo - Lake - 1995.****

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SinapsesLinks
Seja bem-vindo!
Muito obrigado por seu comentário.
Leal +55 12 98260-2909

Jesus

Ana Terra

  ♦ ❖ ❖  Leal∴  ❖ ❖   ❖ Encarnado há 30.824 dias.  ❖ Aprendiz em todas as instâncias da Vida  ❖ Lifelong learner  ❖ Obrigado Deus Pai!  ♦  ❖...