12 de ago. de 2006

54 Homem de Neandertal













Homem de Neandertal

Fonte: http://www.utad.pt/~origins/neander.html

Quando se fala em homem de Neandertal, como em qualquer outro nosso antepassado, surgem muitas dúvidas em relação à existência e modo de vida destes seres:
Como viviam? Como eram? Que conhecimentos temos deles? Quais as causas da sua extinção?

Neste capítulo vamos tentar responder a estas e outras questões relacionadas com este nosso "primo" o homem de Neandertal.

Foi durante o século passado, em 1856, que se encontraram os primeiros vestígios de um ser vivo muito semelhante ao homem moderno. Estes fósseis foram encontrados na Alemanha, Vale de Neander que deu o nome à espécie. A princípio estes achados não tiveram grande importância na comunidade científica até à revolução que Darwin introduziu com a teoria da evolução das espécies. Devido à sua localização europeia houve um maior empenho no estudo destes fósseis sendo recolhidos em grande número.
As datações mais recentes revelam-nos uma idade de cerca de 200 mil anos para o aparecimento dos Neandertais terminando a sua existência num misterioso desaparecimento por volta de 30 mil anos. Povoaram toda a Europa e parte da Ásia, pois encontramos vestígios desde a costa oeste de Portugal até ao Extremo Oriente.

Apesar de vários fósseis levarem os cientistas a traçarem o homem de Neandertal como um ser animalesco, essa concepção está hoje ultrapassada. Aliás se encontrasse-mos hoje em dia um Neandertal vestido na rua passaria despercebido como se um de nós se tratasse.

Fisicamente era robusto e atarracado, possuía também uma caixa craniana bastante volumosa o que leva crer que eram inteligentes.

Viveram na Europa durante as últimas glaciações, períodos de frio intenso intercalado com períodos amenos conseguindo sempre sobreviver. Sobreviveram inteligentemente construindo cabanas e roupas e utilizando também o fogo. Desenvolveram uma nova técnica de fabrico de ferramentas, o Musteirense, que permitiam um melhor fabrico e especificidade dos utensílios
O homem de Neandertal foi também o pioneiro da religião, acreditava na vida além da morte, prova disso é a inumação dos mortos. A inumação dos mortos é também responsável pelo grande número de achados, pois é mais fácil a conservação, não estando esta dependente do acaso.

Em resumo, muito se sabe sobre o Homem de Neandertal mas muito mais ainda está por descobrir; eram seres inteligentes, fortes, viviam numa sociedade mais ou menos complexa e eram capazes de comunicar entre si. Porquê então o seu desaparecimento?
*
*
***

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SinapsesLinks
Seja bem-vindo!
Muito obrigado por seu comentário.
Leal +55 12 98260-2909

Jesus

NATAL 2024, Festa dos Corações!

  ♦ ❖ ❖  Leal∴  ❖ ❖   ❖ Encarnado há 30.839 dias.  ❖ Aprendiz em todas as instâncias da Vida  ❖ Lifelong learner  ❖ Obrigado Deus Pai!  ♦  ❖...