3 de ago. de 2006

54 Depressão e Mania













Depressão e Mania
Fonte: DSM IV-R

16.1 / Transtornos Depressivo e Bipolar

A depressão e a mania são os mais sérios transtornos do humor descritos na terceira edição revisada do Diagnostic and Statistical Manual of Mental Disorders (DSM-IV-R). A depressão e a mania freqüentemente são chamadas de transtornos afetivos, porém a patologia crítica nestes transtornos é do humor, o estado emocional interno de uma pessoa, e não do afeto, a expressão externa do conteúdo emocional.

O humor pode ser normal, exaltado ou deprimido. Um indivíduo normal experimenta uma grande variedade de humores e tem um repertório igualmente grande de expressões afetivas, e sente-se no controle de seus humores e afetos. Os transtornos do humor constituem um grupo de condições clínicas caracterizadas por uma perturbação no humor, uma perda daquele senso de controle e uma experiência subjetiva de grande sofrimento. Pacientes com humor exaltado demonstram expansividade, fuga de idéias, sono diminuído, autoestima elevada e idéias de grandeza. Pacientes com humor deprimido demonstram perda de energia e interesse, sentimentos de culpa, dificuldade de concentração, perda de apetite e pensamentos de morte e suicídio. Outros sinais e sintomas incluem alterações no nível de atividade, capacidades cognitivas, discurso e funções vegetativas (por ex., sono, apetite, atividade sexual e outros ritmos biológicos). Essas perturbações virtualmente sempre resultam em comprometimento do funcionamento interpessoal, social e profissional.

É tentador considerar os transtornos do humor em um continuum com as variações normais do humor. Pacientes com transtornos do humor, entretanto, freqüentemente relatam uma qualidade inefável mas distinta, em seu estalo patológico. O conceito de continuum, portanto, pode representar a identificação excessiva do médico com a patologia, desse modo distorcendo sua abordagem ao paciente com transtorno do humor.
Diz-se que os pacientes que sofrem apenas de episódios depressivos maiores têm transtorno depressivo maior, ou depressão unipolar. Os pacientes com episódios maníacos e depressivos são considerados como tendo um transtorno bipolar. Os termos "mania unipolar" e "mania pura" as vezes sãousados para pacientes bipolares que não têm episódios depressivos.
Três categorias adicionais de transtornos de humor são hipomania, ciclotimia, e distimia, A hipomania é um episódio de sintomas maníacos que não reúne os critérios do DSM-IV-R para episódio maníaco. A ciclotimia e a distimia são os transtornos definidos pelo DSM-IV-R que representam formas menos graves de transtorno bipolar e depressão maior, respectivamente.

Existem, pelo menos, três principais categorias concernentes à relação entre depressão unipolar e transtorno bipolar. A hipótese mais aceita, apoiada por vários tipos de estudos genéticos e bioquímicos, é que a depressão unipolar e o transtorno bipolar representam dois transtornos diferentes. Recentemente, alguns investigadores sugeriram que o transtorno bipolar poderia ser uma expressão mais severa do mesmo processo fisiopatológico visto na depressão unipolar. A terceira hipótese é que a depressão e a mania são dois extremos de um continuum de experiência emocional. Esta conceitualização não é amparada pela observação clínica comum de que muitos pacientes têm estados mistos, com características tanto depressivos quanto maníacos.
*
Versão completa do texto, 44 páginas, está no arquivo:
20060803WPD_Depressão.PDF
Solicite-o.
*
*
***

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SinapsesLinks
Seja bem-vindo!
Muito obrigado por seu comentário.
Leal +55 12 98260-2909

Jesus

NATAL 2024, Festa dos Corações!

  ♦ ❖ ❖  Leal∴  ❖ ❖   ❖ Encarnado há 30.839 dias.  ❖ Aprendiz em todas as instâncias da Vida  ❖ Lifelong learner  ❖ Obrigado Deus Pai!  ♦  ❖...