21 de nov. de 2006

52 René Descartes

*



















René Descartes

De: luciano.peruci@dcx.com
Para: ep-leal@uol.com.br
Data: 21/11/2006 15:26
Assunto: Re: 20061121blog_filosofos.jpg

Olá, Leal!
Boa tarde!

Obrigado pelos seus incentivos constantes!

Eu gostaria de apresentar/ reforçar uma sugestão de leitura: "O discurso do método" do filósofo, professor e matemático René Descartes.

É que eu tive conhecimento de sua existência há pelo menos 10 anos, mas só agora decidi ler esta obra (apenas os tomos filosóficos). É muito interessante a parte onde o mesmo cita seu "Cogito ergo sum" e deduz racionalmente, em seguida, a existência de Deus, sua ausência de qualquer defeito (ou seja, sua perfeição) e nossa natureza dependente da divina, como única forma de avançarmos pelo conhecimento.

Dois séculos antes de Kardec, Descartes já trazia muitas idéias usadas na codificação - e que podem ser percebidas por todos aqueles que tiveram acesso aos pilares da doutrina. É claro que mesmo Platão vislumbrava o mundo espiritual - por que não? - através de seu Mito da Caverna, mostrando que os nossos "viciados" sentidos deturpam a noção de realidade.

Aristóteles defendia algo metafísico, transcendente, dizendo que o mundo das imagens é parte pessoal de uma VERDADE MAIOR, perfeita.

Excetuando os dois últimos, entretanto, Descartes alinha-se à ciência e não apenas discursa filosóficamente, mas PROVA racionalmente aqueles assuntos que citei.

Há versões de bolso de "O Discurso..." e em português (custando R$ 7,00) e mesmo na NET encontram-se suas obras em diversos idiomas.

Vale muito a pena.

Nota: Giordano Bruno antecipou-se a Renato Cartesius (nome latinizado de Descartes) ao "trabalhar colocando todas as coisas em dúvida", além de criticar "o bom-senso" que a priori não serve ao método científico moderno.

Luciano de Almeida Peruci
luciano.peruci@dcx.com
*
*
***

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SinapsesLinks
Seja bem-vindo!
Muito obrigado por seu comentário.
Leal +55 12 98260-2909

Jesus

Chico Xavier

  Francisco Cândido Xavier Chico Xavier, foi um dos maiores médiuns e lideranças espíritas do Brasil. Nasceu em Pedro Leopoldo - MG no dia 2...